Revista apresenta nova Feteps e intercâmbio para Etecs

Publicação traz ainda entrevistas sobre a volta gradativa e opcional das aulas presenciais e sobre um estudo do Inep que analisou o Ensino Técnico noturno

27 de agosto de 2021 2:59 pm Etec, Institucional

Edição aborda volta gradativa das aulas presenciais e estudo que analisou o Ensino Técnico noturno | Foto: Reprodução

Com inscrições já abertas para projetos, a tradicional e renomada feira de tecnologia do Centro Paula Souza (CPS) tem muita história a contar. Na reportagem de capa desta edição, conheça os momentos mais marcantes do evento desde que foi criado, em 2007. E saiba quais são as diversas novidades anunciadas para este ano, que incluem mais flexibilidade para as equipes e proposta de alinhamento à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A volta gradativa e opcional às aulas presenciais é tema de uma conversa com a diretora do Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Claudia Costin. “A riqueza do ensino profissionalizante é esse diálogo entre teoria e prática”, diz ela, defendendo o retorno cuidadoso, cumprindo os protocolos sanitários.

O novo programa da instituição para intercâmbio internacional de aprendizagem, o ProCin, é tema da reportagem que mostra como os alunos dos Ensinos Médio e Técnico estão desenvolvendo projetos e trocando vivências culturais com jovens de outros países. A metodologia, já consolidada no Ensino Superior de Graduação Tecnológica, agora conquista professores e alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

A nova edição traz ainda uma entrevista com o coordenador-geral de Instrumentos e Medidas Educacionais do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Gustavo Henrique Moraes. O órgão é ligado ao Ministério da Educação (MEC) e realizou um estudo inédito sobre o Ensino Técnico noturno para apresentar ao CPS.

A Revista CPS está disponível aqui. Boa Leitura!