Além de terem lugar garantido no mercado, os técnicos formados pelas Escolas Técnicas (Etecs) estaduais estão ganhando mais. É o que mostra o relatório mais recente do Sistema de Avaliação Institucional (SAI) do Centro Paula […]
Além de terem lugar garantido no mercado, os técnicos formados pelas Escolas Técnicas (Etecs) estaduais estão ganhando mais. É o que mostra o relatório mais recente do Sistema de Avaliação Institucional (SAI) do Centro Paula Souza, divulgado em dezembro de 2009. Na pesquisa anterior, os ex-alunos tinham remuneração média de 1,8 salário mínimo. Agora, a média é 2,2. O aumento de 22,2% está acima do índice de inflação – cerca de 4% — entre agosto de 2008 e setembro de 2009, quando o levantamento foi feito. A empregabilidade continua na faixa das pesquisas anteriores, 73,7%. O SAI também revela que 87,7% dos técnicos têm vínculo formal de trabalho.
“Os números evidenciam a importância da educação profissional promovida pelo Paula Souza no desenvolvimento socioeconômico do país. Apesar da crise mundial, cujo auge foi justamente no período em que a pesquisa foi realizada, nossos técnicos conseguiram manter os índices de empregabilidade e ainda apresentaram um considerável aumento de remuneração”, declara César Silva, vice-superintendente da instituição.
As áreas que mais empregam são: indústria (24,7%), serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%), agropecuária 3,8%. Os 10% restantes estão empregados em outras áreas.
O grau de satisfação é alto: 82,9% dos formados declararam que o curso atendeu às suas expectativas. “Os indicadores demonstram que estamos no caminho certo, atendendo às demandas dos diversos setores produtivos e, principalmente, dos jovens que buscam um futuro melhor”, conclui Roberta Froncillo, responsável pela Área de Avaliação Institucional do Centro Paula Souza.
Participaram da pesquisa ex-alunos formados pelas Etecs em 2007. O objetivo do SAI é conhecer a situação profissional dos técnicos um ano depois da conclusão do curso.