Reciclagem leva estudantes da Etec Francisco Morato ao exterior

Visita à Argentina e Paraguai será parcialmente custeada com dinheiro arrecadado pelo projeto RecycleWays, que recolheu toneladas de rejeitos; embarque ocorre neste domingo

29 de novembro de 2019 7:06 pm Etec

Neste domingo, 42 estudantes e 7 professores da Escola Técnica embarcam para Argentina e Paraguai l Foto: Divulgação

Um grupo de alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Francisco Morato embarca para uma viagem internacional neste domingo, 1º de dezembro. A visita de uma semana à Argentina e ao Paraguai vai ser parcialmente custeada pelo projeto RecycleWays, que transformou a unidade em ponto de coleta de materiais recicláveis para promover ações de cuidado com o meio ambiente por meio da logística reversa.

Neste segundo semestre, em parceria com a prefeitura e iniciativa privada, os estudantes arrecadaram mais de 14 mil litros de óleo de cozinha usado, 30 mil latinhas de alumínio, 300 quilos de tampinhas de garrafas pet e cerca de 3 toneladas de lixo eletrônico. O valor arrecadado com a venda dos rejeitos vai pagar metade das despesas de viagem de 42 alunos dos diversos cursos oferecidos pela unidade e 7 professores.

“É uma conquista da comunidade também, porque a cidade toda abraçou a causa. Muita gente trouxe material e empresas compraram os descartes”, comemora o coordenador do curso técnico de Administração da Etec, Wagner Vieira. “Essa atividade vai proporcionar uma experiência internacional aos alunos, ampliando seus conhecimentos graças ao contato com uma outra língua, outros espaços e outra cultura.”

Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto existe desde 2015 em versão menor. Neste ano, a iniciativa se propôs a promover uma viagem semestral com os estudantes. A mais recente, foi uma visita ao porto de Santos.

“Muitos dos nossos alunos nunca tiveram oportunidade de viajar. Além do desempenho acadêmico e futuro profissional, nos preocupamos em melhorar a autoestima desses jovens, desta vez com uma experiência internacional.”

*Atualizada em 2 de dezembro, às 11h25