Prova para o curso de Agentes do Brincar será neste sábado

Exame começa às 9 horas na Etec Parque da Juventude, localizada na zona norte, da Capital; gabarito será divulgado neste mesmo dia 8 a partir das 18h30 na internet e também na unidade

7 de fevereiro de 2020 10:48 am Etec, Qualificação Profissional

O curso capacita agentes para promover brincadeiras com crianças e jovens em escolas, hotéis, hospitais e outros l Foto: André Monteiro

O exame do processo seletivo para o curso de Qualificação Profissional Agentes do Brincar será realizado neste sábado (8), às 9 horas, na Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude, localizada na zona norte da Capital. Após esse horário não será permitida a entrada de nenhum candidato. Com três horas de duração a prova terá questões de comunicação e interpretação de texto, inglês e também relacionadas ao raciocínio lógico.

Para fazer o exame, é preciso levar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha, régua e o original de um dos seguintes documentos: cédula de identidade (RG); cédula de identidade de estrangeiros (RNE) dentro da validade; carteira nacional de habilitação (CNH); documento expedido por ordens ou conselhos profissionais, dentro da  validade, que por lei federal, vale como documento de identidade em todo o País (exemplo: OAB, Coren e Crea, entre outros); carteira de trabalho e previdência social (CTPS) ou passaporte brasileiro, dentro do prazo de validade.

O gabarito oficial será divulgado também no dia 8, a partir das 18h30, no site da unidade ou na própria Etec.

Matrículas

Confira abaixo o calendário de divulgação das listas de convocados e datas de matrícula.

* 11 de fevereiro – divulgação da 1ª primeira lista de convocados no site e também na unidade.

   * 13 e 14 de fevereiro – matrícula da 1ª lista de convocação

   * 17 de fevereiro – divulgação da 2ª lista também no site e matrícula dos convocados na segunda  chamada

O início das aulas será no dia 29 de fevereiro

Sobre o curso

O curso Agente do Brincar é oferecido pelo Centro Paula Souza (CPS), em parceria com a Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA), será na Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude.

Com duração de 180 horas e aulas aos sábados, o curso capacita agentes para promover brincadeiras com crianças e adolescentes; maior procura é de profissionais que atuam na educação infantil.  

Desde o ano passado, o CPS dobrou a oferta de vagas e passou a oferecer quatro turmas por ano, sendo duas por semestre. Para a coordenadora de projetos Judith Terreiro, o curso é muito valorizado porque as faculdades não ensinam este tipo de especialização. “No Brasil, o curso de Agente do Brincar é bastante procurado por professores da educação infantil que não receberam uma formação específica na área e tem atraído também o interesse de pessoas que estão no mercado de trabalho informal e com essa capacitação podem conquistar uma nova profissão”, avalia Judith.

Além da educação infantil, o agente do brincar atua também em hotéis, parques, centros comerciais, hospitais, clubes, colônia de férias e centros de reabilitação. O conteúdo do curso inclui aulas de música, canto, jogos lúdicos, contação de histórias e jogos digitais.  

A coordenadora da IPA Brasil, Belisa Pereira, afirma que o objetivo do curso é capacitar profissionais aptos a promover brincadeiras e estimular a integração e socialização das crianças e jovens. “Criamos o curso de Qualificação Profissional em Agentes do Brincar que é pioneiro no Brasil, e oferecemos capacitação gratuita na Etec Parque da Juventude desde 2015. Neste programa sensibilizamos, informamos e mobilizamos jovens, adultos e idosos para a importância do brincar para o desenvolvimento pleno do ser humano”.  

Prova para curso de Agente do Brincar
Local: Etec Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 – Prédio I
Santana – Capital
Data: 8 de fevereiro
Horário: 9 horas

Compartilhe


Veja também