Filtro de Daltonismo

Projetos das Etecs começam a ser avaliados na Febrace

Nesta terça-feira, 22, a 9ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace) abriu sua tenda para receber o público interessado em conhecer projetos curiosos e inovadores na Universidade de São Paulo (USP), […]

22 de março de 2011 3:19 pm Etec

Sabonetes produzidos com carbonato de cálcio obtidos da casca do ovo | Autores: Valquiria Alves da Silva, Laina Oliveira Cardoso, Natália dos Santos, Marli de Fátima Correa Emiliano, Ricardo Alexandre Pereira

Nesta terça-feira, 22, a 9ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace) abriu sua tenda para receber o público interessado em conhecer projetos curiosos e inovadores na Universidade de São Paulo (USP), na Capital.

Os 22 projetos finalistas  de alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) começaram a ser avaliados por professores de diferentes instituições e áreas das ciências e engenharia. Conheça os projetos finalistas das Etecs no Facebook do Centro Paula Souza: http://www.facebook.com/centropaulasouzasp

“Já recebemos dois avaliadores hoje. Acho que conseguimos explicar claramente todas as etapas da reciclagem de CDs e DVDs”, comemora José Toguchi, aluno da Etec Júlio de Mesquita, de Santo André.

As alunas da Etec Trajano Camargo, de Limeira, receberam a visita de um avaliador pela manhã. “Foi tenso, mas passou. O alarme funcionou direito e mostramos os circuitos que ficam dentro do tapete”, disse Juliana dos Santos, do grupo que criou um tapete com alarme sonoro para evitar acidentes domésticos com crianças.

Os melhores projetos em suas respectivas categorias serão premiados nos dias 25, na tenda do evento, e 26, no Palácio dos Bandeirantes, quando serão anunciados os estudantes que participarão da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), de 8 a 13 de maio, em Los Angeles, Califórnia.

“Os projetos das Etecs são propostas sociais, que buscam a melhoria da qualidade de vida das comunidades”, explica a chefe de Gabinete do Centro Paula Souza, Elenice Belmonte de Castro, durante a abertura do evento. “A Febrace desperta a criatividade e o interesse pela Ciência, aproximando os conteúdos das aulas do dia a dia dos alunos”, complementa.

Para a coordenadora geral da Febrace, Roseli de Deus Lopes, “os projetos finalistas também comprovam o talento e a criatividade  dos professores ao orientar os alunos no desenvolvimento dos trabalhos”.

Na edição anterior da Febrace, em 2010, duas Etecs estiveram entre as campeãs: Prof. Carmelino Corrêa Júnior, de Franca, e Getúlio Vargas, de São Paulo. As Etecs já foram vencedoras em outras três oportunidades: em 2008, com a Trajano Camargo, de Limeira; em 2007, com a Getúlio Vargas, de São Paulo; e em 2004, com a Polivalente, de Americana.

Serviço:
Projetos de alunos das Etecs na 9ª Febrace

Data: 22 e 24 de março de 2011, das 14 às 19 horas
Local: Tenda de Eventos. Estacionamento da Escola Politécnica. Av. Professor Luciano Gualberto, travessa 3,  nº 380. Campus da Universidade de São Paulo – USP – Capital
Entrada franca
febrace.org.br

Compartilhe


Veja também