Filtro de Daltonismo

Ação de Reflorestamento revitaliza área degradada em Campinas

Em reconhecimento pelo trabalho na Etec Conselheiro Antônio Prado, ex-diretor Welington Sachetti recebeu ‘Diploma Socioambiental’; ideia é utilizar espaço como laboratório

5 de junho de 2025 8:01 am Ações, Etec, Institucional

De abril de 2023 a março de 2025, foram plantadas na Etec 4.805 mudas de árvores nativas e frutíferas da Mata Atlântica l fotos: Divulgação

Na Semana do Meio Ambiente, o ex-diretor da Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antônio Prado, de Campinas, Welington Luis Sachetti, recebeu o Diploma Socioambiental, em reconhecimento às ações e serviços prestados ao município. A cerimônia foi realizada na Prefeitura da Campinas, na terça-feira (3).

O Projeto de Reflorestamento para uma área de 32 mil metros quadrados, localizada nos fundos da Etec, nasceu com o objetivo de dar nova vida ao espaço degradado que abrigava muitos pinheiros (árvores exóticas) e bambus (espécies invasoras), plantando árvores nativas – como Ipê, Sangra d’água e Aroeira Pimenteira – e as frutíferas regionais da Mata Atlântica: pitanga, uvaia, cereja-do-Rio-Grande e Araçá. A ideia é fazer do local um laboratório a céu aberto para todos os cursos da unidade, especialmente, para o técnico em Meio Ambiente.

Com a aprovação do projeto pela Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas) de Campinas em agosto de 2022, Sachetti encaminhou a proposta à Superintendência do Centro Paula Souza (CPS) para que fosse avaliada por diversas áreas da instituição.

O sinal verde para concretizar a iniciativa veio em abril de 2023, quando iniciaram as ações conjuntas entre a direção da Etecap, o Coletivo Ambiental da unidade (formado por alunos e professores), a Seclimas e parceiros visando recuperar e revitalizar o local. Desde março, já foram plantadas 4.805 mudas de árvores nativas e frutíferas regionais da Mata Atlântica.

“Como filho da cidade de Campinas, que já me deu tanto, é uma honra poder retribuir um pouco do que recebi com uma pauta universalmente necessária, como preservação ambiental”, agradece Sachetti.

Histórico

Trabalhando no CPS desde março de 2002, Welington Luis Sachetti já desempenhou diversas funções na instituição. Nesses 23 anos atuou como professor de Ensino Médio e Técnico de língua portuguesa.  Foi coordenador de Ensino Médio, coordenador Pedagógico e diretor de Etec, entre janeiro de 2020 e janeiro de 2025. Trabalhou também como professor responsável por projetos no Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD/Cetec), de 2008 a 2019, contribuindo para a implantação e expansão da Educação a Distância do CPS. Em fevereiro, retornou ao departamento.

Foto: Divulgação

Cerimônia de diplomação socioambiental. A partir da esquerda: vereador e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Luis Yabiku;  presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luis Rossini; prefeito de Campinas, Dário Saad; professor Welington Luis Sachetti;  atual secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Braz Adegas Júnior; ex-secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rogério Menezes e atual presidente da Unidade de Preservação Ambiental Mata Santa Genebra de Campinas.

Compartilhe


Veja também