Filtro de Daltonismo

Etec de Sorocaba ganha prêmio com projeto sobre desperdício alimentar

Elaborado por alunas do técnico de Nutrição e Dietética, estudo que avaliou e propôs ações em uma unidade de alimentação venceu Prêmio CRN3 – Jovem 2025

24 de setembro de 2025 9:16 am Etec, Premiação

Campanha realizada pelas estudantes reduziu 57% do resto ingesta e destacou a atuação do técnico em Nutrição l Foto: Divulgação

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Avaliação de resto ingesta em uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) em Sorocaba-SP, desenvolvido por alunas do curso de Nutrição e Dietética da Escola Técnica Estadual (Etec) Rubens de Faria e Souza, de Sorocaba, foi o grande vencedor do Prêmio CRN3 – Jovem 2025. Promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região, teve como objetivo reconhecer pesquisas e projetos acadêmicos em São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Elaborado por Anne Gabriela Vieira de Souza, Maria Cristina do Nascimento Santucci, Michelle Barros Bueno da Silva, Nathalia Fernandes Rodrigues e Regiane Evangelista dos Santos, sob orientação da professora Adriana Márcia Cerqueira, o estudo analisou o desperdício de alimentos e propôs soluções em uma instituição que registra, em média, o descarte de uma tonelada por mês. 

O termo “resto ingesta” refere-se aos alimentos que foram servidos aos clientes, mas não foram consumidos e foram devolvidos nos pratos para o lixo. É um indicador utilizado em restaurantes, bufês e cozinhas industriais que reflete a quantidade de comida não consumida pelo cliente. 

Campanha educativa

Como os dados levantados pelas estudantes, uma intervenção foi realizada por meio de uma campanha educativa de 43 dias, que reduziu em 57,71% o desperdício durante o período. “Quando o tema se aproxima da vivência profissional, o aprendizado se torna mais significativo, pois o projeto se conecta com as funções do técnico em Nutrição e Dietética”, explica Adriana. 

Para as alunas, o reconhecimento foi resultado da união do grupo e da orientação da professora. “Concorrer já foi uma grande conquista; ser finalista e ainda conquistar o título é gratificante. É o reconhecimento da qualidade de ensino que a Etec oferece”, destaca Maria Cristina. Nathalia lembra o esforço coletivo ao longo da produção: “Nunca imaginei que um TCC pudesse gerar tanto orgulho. Essa vitória representa cada correção, cada esforço e cada incentivo das professoras e, principalmente, da nossa orientadora.”

Já Michelle Barros Bueno da Silva ressalta a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante o curso. “O tema avaliação de resto ingesta nos permitiu compreender, na prática, a importância do papel do técnico em Nutrição e Dietética também na sustentabilidade. Ouvir o nome do nosso grupo sendo anunciado como vencedor foi uma sensação única”, comenta.

Vestibulinho das Etecs

As inscrições para o Vestibulinho das Etecs para o primeiro semestre de 2026 podem ser feitas até as 15 horas do dia 3 de novembro, exclusivamente pelo site vestibulinho.etec.sp.gov.br. A prova será aplicada no dia 30 de novembro. Para participar, é necessário pagar uma taxa de R$ 29.

O processo seletivo oferece Ensino Médio e Médio integrado ao Técnico, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), bem como cursos técnicos – presencial, semipresencial e online – e especializações técnicas. A distribuição de cursos e vagas está disponível na internet.

As Etecs oferecem computadores com acesso à internet para candidatos que necessitarem de apoio para esta etapa. O interessado deve entrar em contato com a unidade para verificar os horários de atendimento.

Compartilhe


Veja também