Filtro de Daltonismo

Projeto de alunos da Etec Roberto Marinho participa de mostra em Paris

Cartas Filmadas, vídeo documentário produzido pelo Coletivo Lentes Periféricas está na mostra da Conferência Internacional Last Focus, realizada na cidade de Paris, na França. Aberto nesta segunda-feira, o evento segue até amanhã, 10. Roberto Maty, Escobar […]

9 de novembro de 2015 9:54 am Institucional

Crédito: Reprodução/Youtube

Cartas Filmadas, vídeo documentário produzido pelo Coletivo Lentes Periféricas está na mostra da Conferência Internacional Last Focus, realizada na cidade de Paris, na França. Aberto nesta segunda-feira, o evento segue até amanhã, 10. Roberto Maty, Escobar Franelas e Jonas Pascini, formados em 2013 pelo curso de Produção de Áudio e Vídeo da  Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho, da Capital, integram o coletivo.

O trabalho venceu o 1º Concurso Emergência Visual: Território, promovido pelo Portal da Juventude SP da Prefeitura de São Paulo em parceria com o projeto Last Focus, iniciativa voltada aos Estudos Visuais em Antropologia da École de Hautes Etudes en Sciences Sociales – EHESS.

Destinado a jovens entre 15 e 29 anos,  o concurso tem como objetivo incentivar a produção de conteúdo audiovisual sobre os conflitos e alternativas dos jovens em torno dos eixos de discussão, propostos durante a 3ª Conferência Municipal de Juventude, realizada em setembro. Ao todo, sete obras, incluindo a vencedora, foram classificadas para ser apresentadas durante a conferência.

“O nosso trabalho fala do cotidiano e dos problemas do bairro de Guaianazes, na Capital”, explica Roberto. Produzido com o apoio de outros dois coletivos, Cine Campinho e Ruas de Fazer, o vídeo aborda dificuldades de se viver na periferia. “A gente discute a questão da periferia no sentido de falar de suas carências, como a falta de acesso ao lazer, segurança e cultura”, completa o ex-aluno da Etec. O trabalho também será exibido durante o Festival de Direitos, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, em dezembro. Com mais essa conquista no currículo, o Lentes Periféricas espera ganhar fôlego para outra produção audiovisual sobre o primeiro movimento cultural da periferia. O trabalho vai retratar aspectos históricos da formação do bairro de São Miguel Paulista e seu entorno. O projeto será realizado por meio de financiamento coletivo. Para mais informações acesse o Catarse

Compartilhe


Veja também