Cartas Filmadas, vídeo documentário produzido pelo Coletivo Lentes Periféricas está na mostra da Conferência Internacional Last Focus, realizada na cidade de Paris, na França. Aberto nesta segunda-feira, o evento segue até amanhã, 10. Roberto Maty, Escobar […]
Crédito: Reprodução/Youtube
Cartas Filmadas, vídeo documentário produzido pelo Coletivo Lentes Periféricas está na mostra da Conferência Internacional Last Focus, realizada na cidade de Paris, na França. Aberto nesta segunda-feira, o evento segue até amanhã, 10. Roberto Maty, Escobar Franelas e Jonas Pascini, formados em 2013 pelo curso de Produção de Áudio e Vídeo da Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho, da Capital, integram o coletivo.
O trabalho venceu o 1º Concurso Emergência Visual: Território, promovido pelo Portal da Juventude SP da Prefeitura de São Paulo em parceria com o projeto Last Focus, iniciativa voltada aos Estudos Visuais em Antropologia da École de Hautes Etudes en Sciences Sociales – EHESS.
Destinado a jovens entre 15 e 29 anos, o concurso tem como objetivo incentivar a produção de conteúdo audiovisual sobre os conflitos e alternativas dos jovens em torno dos eixos de discussão, propostos durante a 3ª Conferência Municipal de Juventude, realizada em setembro. Ao todo, sete obras, incluindo a vencedora, foram classificadas para ser apresentadas durante a conferência.
“O nosso trabalho fala do cotidiano e dos problemas do bairro de Guaianazes, na Capital”, explica Roberto. Produzido com o apoio de outros dois coletivos, Cine Campinho e Ruas de Fazer, o vídeo aborda dificuldades de se viver na periferia. “A gente discute a questão da periferia no sentido de falar de suas carências, como a falta de acesso ao lazer, segurança e cultura”, completa o ex-aluno da Etec. O trabalho também será exibido durante o Festival de Direitos, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, em dezembro. Com mais essa conquista no currículo, o Lentes Periféricas espera ganhar fôlego para outra produção audiovisual sobre o primeiro movimento cultural da periferia. O trabalho vai retratar aspectos históricos da formação do bairro de São Miguel Paulista e seu entorno. O projeto será realizado por meio de financiamento coletivo. Para mais informações acesse o Catarse.