Projeto da Etecap vence mostra do Instituto Butantan

Estudantes do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em Biotecnologia desenvolveram uma luva cirúrgica feita com plástico proveniente de cascas de tubérculos como batata e mandioca

23 de novembro de 2021 9:53 am Etec, Institucional

A partir da esquerda, José Maurício Silva, Jhenyfer Genesio, Eduarda Mazzone e Fabrício Ruela l Foto: Divulgação

Um projeto desenvolvido por três estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antônio Prado, localizada em Campinas, venceu a Mostra Científica do Instituto Butantan. Realizada em ambiente virtual, a disputa contou com a participação de 55 projetos de alunos de Ensino Médio das redes pública e privada.

Eduarda Mazzone, Fabrício Ruela e Jhenyfer Genesio, alunos do terceiro ano do Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional em Biotecnologia, desenvolveram uma luva cirúrgica feita com plástico desenvolvido a partir do reaproveitamento de cascas de tubérculos como batata e mandioca.

Até o momento, os estudantes produziram o polímero, material semelhante ao plástico utilizado nas luvas convencionais. Ainda falta desenvolver os moldes para a fabricação do equipamento de proteção individual, que é muito utilizado no setor da saúde.

“Além de o produto ser biodegradável, a fabricação prevê a utilização de resíduos, evitando materiais derivados de fontes não renováveis”, explica Fabrício. “A luva demora apenas vinte dias para se decompor, se descartada corretamente”, afirma o professor que orientou o projeto, José Maurício da Silva.

“Ser premiado por uma instituição tão importante como o Instituto Butantan nos deixou muito contentes”, comemora o orientador.   

Compartilhe


Veja também