Projeto da Etec está entre os 20 semifinalistas do Solve For Tomorrow

Criado por alunos da Escola Técnica Estadual Cel. Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba, o ‘VisualRise’ tem o objetivo de auxiliar pessoas com deficiência visual

5 de setembro de 2023 12:26 pm Etec, Premiação

Objetivo é dar mais autonomia ao usuário a partir de sensores que detectam obstáculos na altura da cabeça I Foto: divulgação

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de cinco alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica da Escola Técnica Estadual (Etec) Cel. Fernando Febeliano da Costa, localizada em Piracicaba, está entre os 20 semifinalistas da 10ª edição do Solve For Tomorrow Brasil. Coordenada pelo Cenpec, a premiação é uma iniciativa global da Samsung que estimula estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a identificar problemas reais e desenvolver soluções em ciência e tecnologia por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Sob orientação dos professores Luís Henrique Bernardo e Marcos Anibal da Cunha, os alunos Fernando Davanso Donato, Isaac Ferreira Souza Santos, João Alex, Lawana Maffei e Renan Ramos Rodrigues, desenvolveram o ‘VisualRise’, um óculos que auxilia pessoas com deficiência visual.

“Inicialmente, o grupo teve a ideia de colocar sensores para identificar objetos, mas, após visitarem uma instituição que atende pessoas com deficiência visual, analisaram quais são as suas necessidades”, comentou Anibal.

O VisualRise possui sensores que detectam obstáculos na altura da cabeça, tanto frontal como lateral, e identifica cores de roupa através de um mini auto falante. Há também um sistema de GPS (Sistema de Posicionamento Global), onde um responsável pode acompanhar a localização do usuário do óculos, mesmo que ele esteja sem um celular. As sinalizações ocorrem através de vibração ou voz eletrônica.

“Os óculos têm o objetivo de dar mais autonomia ao usuário. Os alunos atenderam os anseios das pessoas que eles ouviram na ONG”, completa Bernardo.

Até o dia 29 de setembro, essas equipes recebem mentorias para desenvolver seus projetos e aplicar possíveis melhorias. Os alunos se preparam para a próxima fase do programa, em que 10 grupos serão selecionados para a final. A divulgação dos finalistas está prevista para o dia 9 de outubro.

Premiação

  • 20 semifinalistas: 1 tablet Samsung para cada docente orientador e/ou parceiros do projeto;
  • 10 finalistas: 1 tablet Samsung para cada um dos cinco alunos e 1 notebook Samsung para cada professor orientador e/ou parceiros do projeto;
  • Vencedores pelo Júri Popular: o público vai selecionar três projetos e cada um dos cinco alunos e seu respectivo professor orientador e/ ou parceiro serão contemplados, cada um, com 1 fone de ouvido sem fio da Samsung. As escolas dos projetos vencedores pelo Júri Popular serão premiadas com 1 projetor da Samsung, além do troféu;
  • Vencedores Nacionais: cada escola desses projetos será contemplada com 1 projetor da Samsung, além de troféu, placa comemorativa e selo digital. A escola responsável pelo projeto vencedor nacional em 1º lugar receberá também 3 notebooks Samsung.
  • 1º lugar: 1 smartphone Samsung + 1 smart TV Samsung + 1 fone de ouvido sem fio da Samsung para cada aluno da equipe vencedora;
  • 2º lugar: 1 notebook Samsung + 1 smart TV Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora;
  • 3º lugar: 1 smartwatch Samsung + 1 smart TV Samsung para cada um dos alunos da equipe vencedora.

Edição 2023

Em relação à 2022, a edição deste ano registrou um aumento de 28,4% nas inscrições, com um total de 2.348 projetos. Houve também um crescimento de 50,92% no número de alunos inscritos, e de 20,83% na quantidade de escolas participantes. Equipes de todos os estados brasileiros inscreveram-se para a décima edição.

Compartilhe


Veja também