Filtro de Daltonismo

Projeto da Etec de Leme ajuda a construir futuro profissional de jovens

Parceria da unidade com associação da cidade visa inspirar alunos e recém-formados a trilharem caminhos de sucesso, inseridos no mercado de trabalho ou como empreendedores

Cada ciclo do projeto dura quatro meses, totalizando 16 encontros presenciais, realizados semanalmente na sede da Acil l Foto: Divulgação

Uma parceria entre a Escola Técnica Estadual (Etec) Deputado Salim Sedeh e a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Leme (Acil) tem ajudado a construir o futuro profissional de estudantes da unidade localizada na Região de Campinas. Trata-se do Projeto Núcleo Jovem, que visa inspirar jovens a trilharem caminhos de sucesso, inseridos no mercado de trabalho ou como empreendedores.

“Essa é a primeira turma do projeto, com cerca de 40 alunos. São jovens matriculados no terceiro ano do Ensino Médio integrado ao Técnico ou recém-formados na Etec”, explica o coordenador do Ensino Médio integrado ao Técnico em Design Gráfico da Etec e professor responsável pelo Núcleo Jovem, Alexandre Marchi. “A iniciativa tem transformado a maneira como os estudantes encaram o futuro, oferecendo ferramentas práticas e emocionais para inserção no mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal.”

Cada ciclo do projeto tem duração de quatro meses, totalizando 16 encontros presenciais, realizados semanalmente na sede da Acil. A metodologia é dinâmica e interativa, contemplando palestras, rodas de conversa, oficinas práticas, visitas técnicas e mentorias, que proporcionam vivências reais e experiências enriquecedoras. “A cada semestre, uma nova turma é formada, garantindo que mais jovens tenham a oportunidade de participar e se desenvolver”, acrescenta Marchi.

Eixos Temáticos

O programa é dividido em quatro eixos temáticos, que conduzem os participantes por uma jornada de autoconhecimento, qualificação profissional e prática empreendedora: autoconhecimento e projeto de vida; empregabilidade; empreendedorismo; e vivências e conexões. Ao final, os participantes compartilham um plano de carreira ou uma ideia de negócio.

Daniel Pelozio Gomes, estudante do terceiro ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Design Gráfico, conta que o projeto ampliou sua visão sobre o futuro. “O Núcleo Jovem me fez perceber que não basta apenas dominar a parte técnica. É preciso saber se comunicar, planejar e entender como funcionam os negócios. Esses aprendizados vão ser fundamentais.”

Aluna do terceiro ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, Camila dos Santos Silva destaca o ganho de confiança: “Eu aprendi a enxergar as oportunidades de forma diferente. O contato com profissionais da área e os treinamentos nos ajudam a ter mais segurança para enfrentar os desafios que virão. Além disso, o Núcleo Jovem nos incentiva a pensar em soluções inovadoras e acreditar no nosso potencial.”

Compartilhe


Veja também