Profissionais sem diploma poderão concorrer a vagas remanescentes

O Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2012 oferece uma oportunidade para quem já está no mercado de trabalho e tem experiência profissional, mas não possui um diploma. Os interessados podem se […]

25 de abril de 2012 10:00 am Etec

Prova com 40 questões-teste será aplicada no dia 18 de dezembro, a partir das 8 horas da manhã | Roberto Sungi

Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2012 oferece uma oportunidade para quem já está no mercado de trabalho e tem experiência profissional, mas não possui um diploma. Os interessados podem se inscrever no processo seletivo, e, se aprovados, começam a estudar já no segundo módulo de um dos 13 cursos técnicos que oferecem a Certificação por Competências. A aprovação depende da disponibilidade de vagas remanescentes.

As modalidades que oferecem vagas para certificação são Administração, Alimentos, Contabilidade, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Logística, Mecânica, Mecatrônica, Nutrição e Dietética, Química e Secretariado. Para concorrer, é necessário ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, o que será verificado por uma prova escrita de múltipla escolha, uma prova prática e uma entrevista.

Os cursos técnicos oferecidos pelo Centro Paula Souza geralmente têm três módulos, com um semestre de duração cada. “O objetivo ao suprimir o primeiro módulo é manter o trabalhador interessado no curso, pois ele já conhece um pouco do conteúdo”, diz Almério Melquíades, coordenador do Ensino Técnico do Centro Paula Souza.

Melquíades afirma que, nos últimos dez anos, a instituição tem recebido pedidos para certificação por competência e por isso o Centro Paula Souza decidiu unir esse processo, que era feito caso a caso, ao Vestibulinho. “Temos um forte indicador de demanda: cerca de 50% dos alunos que ingressam nos cursos técnicos já trabalham e, destes, metade atua inclusive na área do curso que está matriculado.”

No dia 17/06/12, o candidato à certificação por competência realizará uma prova de múltipla escolha com questões relacionadas às competências profissionais do 1º módulo da habilitação escolhida. Também será realizada uma prova prática e uma entrevista em data e horário determinados pela Etec ou classe descentralizada onde o candidato pretende estudar.

A avaliação de competências para acesso às vagas remanescentes de 2º módulo terá validade de um ano. Caso o candidato seja aprovado, mas não haja vagas disponíveis naquele curso, ele poderá ser chamado nos dois processos seguintes pela unidade, que entrará em contato.

As inscrições vão de 27 de abril a 17 de maio, exclusivamente pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. No último dia, o prazo termina às 15 horas. O Manual do Candidato estará disponível para download no mesmo site. A taxa de inscrição é de R$ 25.