A Semana Mesa São Paulo chega ao fim nesta quinta-feira, 29, com mais uma aula de Gastronomia ministrada por professores da Etec Santa Ifigênia. Durante os três dias do evento, organizado pela revista Prazeres da Mesa, o corpo docente da […]
Alunos participaram da Semana Mesa São Paulo no grupo de apoio do evento – Foto: Juliane Freitas
A Semana Mesa São Paulo chega ao fim nesta quinta-feira, 29, com mais uma aula de Gastronomia ministrada por professores da Etec Santa Ifigênia. Durante os três dias do evento, organizado pela revista Prazeres da Mesa, o corpo docente da escola participou, ao lado de importantes chefs nacionais e internacionais, de atividades que contemplam a arte culinária. A Etec sediou o evento, que reuniu amantes e estudiosos da gastronomia em palestras, exposições, jantares, degustações, workshops e uma feira de comida com a participação de alunos e professores do Centro Paula Souza.
Hoje, a partir das 19h30, no laboratório de Panificação e Confeitaria, os professores Gustavo Castro e Henrique Nascimento vão ensinar aos participantes a receita “Pãozinho de café com pasta de avelã e granola com esfera de iogurte e cremoso de café”. Os alunos dos cursos técnicos de Cozinha e Eventos vão auxiliar os chefs.
Os professores Isabela Pinheiro, Edicleia Mendes, Ozeias Santos, Frederico Jardim, Angelo Perrella, Carina Tieme e Carla Keiko também participaram da programação do Mesa Ao Vivo, com uma série de aulas para os inscritos na Semana. Eles ainda integraram debates na sala Colmeia e discutiram com outros profissionais da área temas relevantes como gastronomia social, por exemplo.
“Eu e a professora Isabela demos uma aula simples, com elemento da culinária regional, que foi muito bem recebida pelos presentes e elogiada também por chefes do Nordeste. Foi muito positivo”, diz Edicleia. Ela apresentou na terça-feira a receita “Peixe carapau em folha de bananeira com olho de pitanga e rosti de batata e banana da terra”. “Para nós, e especialmente para os alunos, é ótimo poder mostrar nosso trabalho e conhecer tantos chefs e coisas diferentes da gastronomia”.
Ensino na prática
Dentro das cozinhas e nos espaços de circulação de convidados, os alunos são peça-chave. Em contato com as atividades que vão encontrar ou já encontram no mercado de trabalho, muitos estudantes se colocaram em evidência. “Os alunos estão animados e já vieram nos contar várias boas histórias. Muitos deles receberam elogios e, alguns, convites de chefs para trabalharem em seus restaurantes”, conta a coordenadora dos cursos técnicos da Etec, Marilúcia Pereira.
Segundo a coordenação, 75% dos estudantes estão participando dos três dias do evento. Muitos deles trabalham ‘para valer’ na área pela primeira vez. “No começo, me assustei com o ritmo, mas já peguei o jeito. A experiência está sendo muito boa e estou aprendendo muito com os chefs”, conta Caroline Cândido, do 1º módulo de Cozinha.