Professora de Etec em Limeira pesquisa qualidade das alfaces

A qualidade das alfaces servidas nos restaurantes self-service de Limeira foi tema do mestrado da professora Maria Teresa Trovó de Almeida, da Etec Trajano Camargo. A tese foi defendida na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, […]

4 de maio de 2007 10:41 am Etec

Crédito: suksao – Freepik

A qualidade das alfaces servidas nos restaurantes self-service de Limeira foi tema do mestrado da professora Maria Teresa Trovó de Almeida, da Etec Trajano Camargo. A tese foi defendida na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da USP.

Para avaliar as condições microbiológicas das verduras, a pesquisadora coletou 35 amostras de sete restaurantes locais. As porções foram retiradas em dias alternados, diretamente no balcão de distribuição. Para a realização das análises foram pesquisadas algumas variações de coliformes e de bactérias como a salmonella spp.

O resultado do estudo mostrou índices elevados de contaminação: 88,6% das amostras apresentavam vestígio de coliformes totais (bactérias encontradas no intestino humano).

“Os procedimentos de higienização não estão sendo realizados de maneira correta. Os comerciantes e funcionários que servem alimentos devem seguir rigorosamente as normas do Centro de Vigilância Sanitária”, conclui Maria Teresa.