Atualizado em maio de 2019 A professora Joana D’Arc Felix de Sousa, da Etec Prof. Carmelino Correa Júnior, em Franca, ficou em primeiro lugar, na categoria Pesquisador, no Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2014, promovido […]
Crédito: Divulgação | Professora Joana Felix recebe prêmio da Abiquim, durante cerimônia, em São Paulo
Atualizado em maio de 2019
A professora Joana D’Arc Felix de Sousa, da Etec Prof. Carmelino Correa Júnior, em Franca, ficou em primeiro lugar, na categoria Pesquisador, no Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia 2014, promovido pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). A iniciativa tem como objetivo estimular projetos de inovação tecnológica na área química.
O prêmio reconheceu a inovação e a criatividade de um projeto orientado por ela e desenvolvido pela aluna Ângela Ferreira de Oliveira: “Pele humana para transplantes e testes farmacológicos”.
Focado na produção de uma pele similar à humana a partir da derme de porcos, o estudo poderá contribuir para o abastecimento de bancos de pele especializados e de hospitais, além de baratear o custo de pesquisas, uma vez que a matéria-prima do animal é abundante e de baixo custo. Saiba mais
O trabalho já conquistou outros prêmios, como o primeiro lugar na categoria Ciências da Saúde na Febrace, que o credenciou a participar da Feira Internacional Intel Isef 2014, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Joana D’Arc Felix de Sousa é PhD em Química, com graduação, mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O prêmio Kurt Politzer foi entregue em 5 de dezembro no 19º Encontro Nacional da Indústria Química (Enaiq), promovido pela Abiquim, no Hotel Grand Hyatt São Paulo, na Capital.