Professor de Etec usa criatividade para motivar estudantes

Para deixar a disciplina de matemática mais interessante e atrair a atenção dos alunos, Fábio Aparecido, da Etec de Jacareí, propõe atividades utilizando cubo mágico e foguete feito com garrafa pet

6 de fevereiro de 2019 8:50 am Etec

Aparecido criou o canal Explica professor! no YouTube, que já conta com mais de 200 aulas gravadas | Imagem: Reprodução

Fabio Aparecido, professor de matemática da Escola Técnica Estadual (Etec) Cônego José Bento, de Jacareí, conta que acorda todos os dias pensando em como melhorar os índices de aprendizado na unidade onde leciona, estendendo a prática ao Brasil: “O desafio é quebrar eventuais barreiras que possam existir entre os alunos e a matemática”. Para concretizar essa meta e deixar as aulas mais interessantes, ele recorre a diversas técnicas, como criar um foguete com garrafa pet, usar cubo mágico e Sudoku e aplicar geometria em dimensões reais no pátio da escola. A ideia é promover, por meio de exercícios,  o trabalho em equipe, a integração e troca de experiências entre os jovens, inclusive com propostas interdisciplinares, aliando matemática à física, informática, química e geografia.

Quem vê o empenho de Aparecido não imagina que ele já teve dificuldades com matemática quando criança. No Fundamental, ficou de recuperação todos os anos.  A situação só mudou no Ensino Médio, quando uma professora lançou mão da linguagem de programação Basic e aplicações práticas para explicar a disciplina.  Isso despertou seu interesse e serviu de estímulo para ele começar a trabalhar na área de programação de computadores e iniciar uma graduação de matemática.

“Fiz a licenciatura pensando em acrescentar conhecimento para a área de Tecnologia da Informação, mas o que eu queria mesmo era o bacharelado em Matemática. Na minha turma, que começou com aproximadamente 60 alunos, fui o único que se formou”, conta.

Por conhecer na prática o que é a dificuldade de aprender matemática, Aparecido começou a pesquisar como tornar a matéria mais agradável e divertida. Ele também queria encontrar uma opção para que o aluno não ficasse sentado uma ou duas aulas seguidas, apenas copiando e resolvendo conteúdo sem enxergar um significado para o exercício.

“Quando eu faço uma pesquisa numa sala de aula do primeiro ano do Ensino Médio, que geralmente tem 40 alunos, se eles gostam de matemática, a maioria costuma responder que não. Eu quero mudar esse cenário”, afirma o professor. O educador que completa 17 anos de carreira em 2019, é incansável na busca de novas experiências para os estudantes desenvolverem as quatro competências para o conhecimento matemático: leitura, interpretação, concentração e raciocínio lógico.

Incentivo

Além de educador, Aparecido acumula outras funções. É fundador do grupo Projetos de Matemática no Facebook, que já tem 1.470 integrantes, cuja proposta é fazer com que os professores da disciplina compartilhem experiências. Ele também é colunista do InfoGeekie, blog sobre tecnologia e educação da start-up Geekie e tem o canal Explica professor! no YouTube, que conta com mais de 200 aulas gravadas e cerca de 1,2 mil inscritos.

As aulas de Aparecido contribuíram para resultados positivos dos alunos  da Etec de Jacareí: as notas na disciplina aumentaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos três anos e três alunas participaram de uma olimpíada de matemática na Índia, em 2016, representando a escola. A unidade também recebeu 27 menções honrosas em duas edições da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM): foram 13 em 2016 e 14 em 2017.