Processo seletivo e ações das unidades são destaques de abril

Mais de 800 matérias na imprensa foram publicadas durante o período com informações sobre as inscrições para as provas e projetos do CPS

Vestibular, Vestibulinho e projetos das Etecs e Fatecs de todo o Estado pautaram veículos de comunicação I Foto: Divulgação

Abril foi marcado pela abertura de inscrições dos Vestibulinho e Vestibular para as Etecs e Fatecs de todo o Estado. Veículos de diversas cidades noticiaram os prazos dos processos seletivos, assim como os requisitos para se candidatar a uma das mais de 60 mil vagas abertas. Ao todo, mais de 800 matérias foram publicadas na imprensa durante o mês sobre as atividades e projetos do Centro Paula Souza e de suas unidades.

Entre os destaques está a matéria produzida pelo SPTV – 1ª edição da TV Globo. A reportagem gravada na Etec Irmã Agostina, da Capital, trouxe informações sobre os cursos disponíveis para o segundo semestre de 2023, prazos de inscrição e alguns requisitos que foram reforçados em entrevista com Gilson Rede, diretor do Grupo de Formulação e Análises Curriculares do Centro Paula Souza. A qualidade do ensino oferecido à população pelas Etecs apareceu nos depoimentos de dois alunos da unidade que estão em fase de inserção no mercado de trabalho e de um professor que trouxe dicas para a prova que será realizada dia 4 de junho.

Outros jornais televisivos também informaram sobre os prazos de inscrições e oferta de cursos por região. Alguns deles foram: TV Alesp, com participação no estúdio do coordenador do Vestibulinho das Etecs, César Cari Eliseu, Bom Dia Cidade, de São José do Rio Preto e região, TEM Notícias – 1ª edição, de Marília e Bauru.

O programa Tem Notícias 1ª Edição, da afiliada da TV Globo em Sorocaba, levou ao ar reportagem sobre o novo curso técnico em Viticultura e Enologia, que será implantado na Etec Benedito Storani, de Jundiaí.

Sobre o Vestibular das Fatecs, matérias também foram produzidas. Confira alguns destaques:

Projetos de alunos e coordenação das unidades

Além do processo seletivo, projetos de alunos e professores pautaram a imprensa. O SPTV – 1ª edição produziu matéria sobre o Índice Mozarella, desenvolvido pela Fatec Sebrae. Rodolfo Ribeiro, um dos pesquisadores, foi entrevistado sobre o mapeamento de 96 distritos de São Paulo do custo médio da tradicional pizza sabor muçarela em valores absolutos, além da Globo News.

A Folha de São Paulo trouxe duas matérias no período sobre ações do CPS. Uma delas tratou de um projeto da Fatec de Jahu: Barco ecológico criado em faculdade pública quer provar que Amazonas é maior rio do mundo. A segunda matéria informou que algumas Etecs e Fatecs oferecem o serviço de declaração de imposto de renda de forma gratuita.

O G1 Campinas veiculou uma reportagem sobre a ex-aluna de uma classe descentralizada da Etec de Sapopemba que foi premiada como “caçadora de asteroides” e está iniciando os estudos na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A rádio CBN de Ribeirão Preto produziu uma matéria sobre as Etecs que apostaram na prática de esportes entre os alunos para amenizar os efeitos negativos do isolamento provocado pela pandemia de Covid-19. A matéria conta com entrevista do professor Jeferson Queiroz, faixa preta e campeão mundial de jiu jitsu, que decidiu dar aulas da modalidade na Etec José Martimiano da Silva.

O Jornal Vanguarda, transmitido pela afiliada da TV Globo em São José dos Campos, produziu uma reportagem sobre alunos que têm o sonho de estudar fora do país e estão se preparando para prestar vestibular. A matéria contou com entrevista do aluno Fernando dos Santos Motta, da Etec Profª Ilza Nascimento Pintus, que participou do Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza.

O G1 Itapetininga veiculou matéria sobre o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (26/4). A publicação contou com entrevista do professor do curso de Produção Fonográfica da Fatec Tatuí, Davison Cardoso.

Os alunos da Etec Prof. Dr. Antônio Eufrásio de Toledo, de Presidente Prudente, popularizam repelente natural do mosquito Aedes aegypti que também pode ser usado para afastar insetos de plantas. A pauta foi tema de matéria da emissora local, TV Fronteira.

Para acompanhar todas as novidades do Centro Paula Souza, além do site, acesse nosso perfil no Instagram.

Compartilhe


Veja também