Filtro de Daltonismo

Primeira etapa da Maratona InterFatecs de Programação acontece neste sábado

A primeira fase da 2ª Maratona de Programação InterFatecs, voltada a talentos da área de computação, será neste sábado, 18 de maio, com a aplicação simultânea de um teste online em 12 unidades-sede do evento. Esse número inclui […]

16 de maio de 2013 10:20 am Institucional

A primeira fase da 2ª Maratona de Programação InterFatecs, voltada a talentos da área de computação, será neste sábado, 18 de maio, com a aplicação simultânea de um teste online em 12 unidades-sede do evento. Esse número inclui a Capital e interior.

Para essa edição, organizada pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Mogi das Cruzes, se inscreveram 560 alunos de 29 Fatecs entre as 40 unidades que oferecem cursos de graduação tecnológica do eixo tecnológico de Informação e Comunicação. O desafio dos participantes nesta etapa é realizar uma prova em equipe, utilizando linguagens de computador. O desempenho dos times, formados por alunos e professores,  é monitorado pelos juízes da disputa por meio de um servidor central. Para se classificar para a segunda etapa, o grupo deve resolver o maior número de problemas em menor tempo. A final do campeonato, programada para no mês de agosto em Mogi das Cruzes, é presencial.

Além de promover a integração de alunos e professores das unidades que integram o torneio, o InterFatecs – inspirado na Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) – pretende  estimular a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

“Queremos também treinar os estudantes das Fatecs que já competem na SBC e incentivar novas adesões”, afirma Leandro Luque, professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec Mogi das Cruzes.

A edição 2012, realizada na Fatec Sorocaba, contou com a presença de 425 alunos de 19 unidades. “Calculamos que o número de participantes por equipe do InterFatecs hoje equivale a um terço do total de competidores da SBC”, estima Luque.  “É um dado expressivo se pensarmos que eles têm disputas regionais, nacional e uma mundial”, acrescenta.

Compartilhe


Veja também