PEQ evita 336 demissões

O Governo de São Paulo conseguiu evitar, por meio do Programa Estadual de Qualificação (PEQ), 336 demissões em usinas da empresa Antônio Ruette Agroindustrial Ltda.. Ao invés de ficarem desempregados, os trabalhadores estão sendo capacitados […]

3 de fevereiro de 2009 3:48 pm Etec

PEQ

O Governo de São Paulo conseguiu evitar, por meio do Programa Estadual de Qualificação (PEQ), 336 demissões em usinas da empresa Antônio Ruette Agroindustrial Ltda.. Ao invés de ficarem desempregados, os trabalhadores estão sendo capacitados em cursos ministrados pelo Centro Paula Souza.

A empresa comprometeu-se com o sindicato da categoria a não demitir nenhum dos funcionários afastados, mesmo após o término da Suspensão do Contrato de Trabalho. O acordo foi formalizado com base na legislação trabalhista.

Os cursos de motorista, tratorista, operador de colhedoras e operador de máquinas pesadas terão duração de 200 horas, sendo 80 destinadas à prática e 120 às aulas teóricas. As aulas práticas ocorrerão nos canteiros das usinas e as teóricas em salas descentralizadas, nos municípios de Colina, Monte Azul Paulista, Palmares Paulista, Paraíso e Ubarana.

O PEQ é um programa do governo estadual, vinculado à Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), que tem o objetivo de qualificar o trabalhador para aumentar suas chances de ocupação. Entre 2008 e 2010 o PEQ vai beneficiar 180 mil pessoas em todo o Estado de São Paulo. O número inclui 17.370 trabalhadores que serão capacitados pelo Paula Souza.

Iniciado em julho de 2008 na instituição, o programa foi implantado inicialmente em Escolas Técnicas (Etecs) estaduais de 37 cidades. Em seu primeiro ano formou 5.000 pessoas. Em 2009 a previsão é formar mais 12.370.

Compartilhe


Veja também