Paula Souza recebe feira internacional do Ensino Superior

Objetivo foi apresentar a estudantes possibilidades de continuidade de estudos em Portugal, país que oferece muitas oportunidades no Ensino Superior

11 de março de 2022 7:04 pm Etec

A superintendente do CPS, Laura Laganá, e o cônsul-geral adjunto de Portugal, Jorge Longa Marques | Foto: Roberto Sungi Pedrão

Alunos do terceiro ano dos cursos técnicos de Eventos, Hospedagem e Nutrição e Dietética integrados ao Ensino Médio (Novotec integrado/M-Tec) da Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia puderam acompanhar, nesta sexta-feira (11), a quarta Feira Internacional do Ensino Superior: Portugal em Perspectiva. Representantes de 13 Escolas Politécnicas e 3 Escolas do Ensino Superior Tecnológico de Portugal estiveram na Sede Administrativa do Centro Paula Souza (CPS), na Capital, com o objetivo de apresentar possibilidades de continuidade de ensino em Portugal.

Os estudantes foram convidados a ouvir as palestras sobre as condições de vida no país europeu, que oferece ótimas oportunidades no Ensino Superior. Em sua apresentação, o professor Jorge Conde, membro do Politécnico de Coimbra e representante do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) destacou algumas qualidades dessas instituições, como a relação de proximidade professor-aluno e o ensino aplicado, voltado de forma prática para o mercado de trabalho.

Os jovens tiveram a oportunidade de conversar com os representantes das escolas, grupo majoritariamente feminino. Foram 12 mulheres do total de 16 professores das seguintes cidades, distribuídas por todo o país: Beja, Bragança, Cávado e Ave, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Paço dos Arcos, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Tomar, Viana do Castelo e Viseu. Na ocasião, os alunos puderam tirar suas dúvidas sobre os cursos tecnológicos, licenciatura, pós-graduação e mestrado. A estrutura das cidades, condições de hospedagem e de trabalho em meio período foram alguns dos assuntos abordados.

“Dentro de uma realidade de tantas transformações, em que a tecnologia reduz distâncias e quase extingue fronteiras, internacionalizar o sistema de ensino é muito importante. Temos trabalhado para que vocês tenham acesso a novas possibilidades”, disse a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, aos alunos.

Compareceram à solenidade de abertura os coordenadores da Unidade do Ensino Superior de Graduação, Rafael Ferreira Alves, e da Unidade do Ensino Médio e Técnico do CPS, Almério Melquíades Araújo; a assessora de Relações Internacionais, Marta Iglesis; e o cônsul-geral adjunto de Portugal, Jorge Longa Marques. O evento foi promovido pelo CPS em parceria com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo e o CCISP. Outras informações no site www.portugalpolytechnics.com.