Parlamento Jovem Paulista está com inscrições abertas

Serão selecionados 47 jovens que poderão vivenciar toda a rotina da casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação, tramitação e votação de projetos de lei

28 de fevereiro de 2018 10:13 am Etec

Jovens parlamentares durante simulação de votação em sessão plenária na Assembleia Legislativa de São Paulo | Foto: Divulgação

Alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) interessados em participar da edição 2018 do Programa Parlamento Jovem Paulista podem se inscrever até o dia 9 de março. Idealizado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp),  o projeto existe desde 1999 e tem como objetivo estimular a participação dos jovens na política simulando as experiências dos deputados.

Podem participar do programa estudantes de escolas públicas e particulares de todas as regiões do Estado, com idade entre 14 e 21 anos, que estejam cursando o último ano do Ensino Fundamental, o Ensino Médio ou o Ensino Técnico. Para se inscrever, o jovem deve procurar a diretoria de sua escola. É preciso preparar um projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato, divulgado no portal da Alesp e no Diário Oficial do Estado.

Cada escola deve escolher um projeto de lei, dentre os que forem criados pelos estudantes da unidade, para representá-la. As propostas precisam se enquadrar em uma das oito categorias do programa: agricultura e meio ambiente, defesa do consumidor, esportes e turismo, cultura e educação, saúde, transportes e urbanização, segurança pública e direitos humanos.

Serão selecionados 47 jovens que poderão vivenciar a rotina da casa legislativa, passando por eleição dos membros da Mesa Diretora, apreciação e votação de projetos de lei, bem como a tramitação nas comissões até o momento em que a proposta torna-se lei. Ao final do processo, haverá uma sessão especial do Legislativo dirigida pelos jovens parlamentares. A divulgação dos candidatos selecionados ocorrerá no dia 2 de abril. As atividades com os jovens serão realizadas entre os dias 26 e 27 de abril.

Compartilhe


Veja também