Palestras e atividades abrem período letivo no CPS

Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) de São Paulo, Patricia Ellen, fará uma live, hoje (24), às 14 horas, especialmente para falar com a comunidade do Centro Paula Souza

24 de abril de 2020 12:13 pm Etec, Fatec, Institucional

Até 3 de maio haverá atividades de acolhimento, interação com professores e adaptação ao ambiente virtual l Foto: Getty Images

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE) de São Paulo, Patricia Ellen, fará uma live, hoje (24), às 14 horas, especialmente para falar com a comunidade do Centro Paula Souza. Ela vai abordar o tema A gestão pública em tempo de pandemia, dando ênfase à forma como a tecnologia tem apoiado a tomada de decisões neste momento de grandes incertezas.

Para falar sobre o potencial dos recursos digitais na educação e o novo modelo de ensino remoto implantado nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais foi convidado o jornalista Daniel Barros, coordenador da Coordenadoria de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante da SDE.

O evento faz parte do calendário especial de retomada do período letivo, que teve início em 22 de abril, após o recesso iniciado em 23 de março. Até o dia 3 de maio, serão realizadas atividades de acolhimento aos alunos, interação com professores e adaptação ao ambiente virtual de aprendizagem. As aulas começam oficialmente, na modalidade online, a partir do dia 4 de maio.

No dia 22, no horário previsto para as aulas presenciais, os alunos entraram na plataforma e foram recepcionados pela diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, que gravou um vídeo em sua casa. “Estamos nos reinventando e aprendendo juntos. Mas precisamos de sua colaboração para aprimorarmos as novas formas de aprendizagem”, afirmou.

Nesse dia, foram exibidos para as Etecs vídeos disponibilizados pelo Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD), com Sandro Valérius e Ruben Pimenta, do Centro Paula Souza; e Francisco Bezerra, profissional da Microsoft, sobre o uso da plataforma Teams, adotada para o ensino virtual. As unidades também prepararam outros vídeos de acolhimento, aulas inaugurais e participação de diretores e coordenadores de curso nas salas para falar com os alunos.

Assista Projeto Masterclass: Microsoft Teams como apoio para mediação das aulas

Veja também: Cartilhas e tutoriais com orientações para o teletrabalho durante a quarentena

No dia 23, foi exibida uma palestra sobre gravação de vídeos, voltada a professores, com o professor Sandro Valérius. E continuou o trabalho de ambientação dos alunos no aplicativo Teams. As unidades escolares puderam promover outras atividades preparatórias para o reinício das aulas, como sessões de revisão e reforço de conteúdos vistos nos primeiros meses do ano.

Para hoje, estão programadas mais duas palestras virtuais: uma para alunos e professores, abordando o tema Mindfulness (atenção plena, em inglês), com o psicólogo Sandro Neves; e outra para professores com o tema O acolhimento na jornada do aluno nas atividades remotas, com Fernando Estima de Almeida, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A live com a secretária Patricia Ellen pode ser acompanhada pelo canal da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) no YouTube.

Compartilhe


Veja também