Escola contemporânea é tema de palestra no último dia do Semtec

Simpósio reuniu professores de Etecs e Fatecs de todo o Estado para apresentação de estudos e práticas pedagógicas com foco no aprimoramento da formação para o mundo do trabalho

9 de agosto de 2019 4:39 pm Etec, Fatec

Lourdes Atié destacou o papel da aprendizagem colaborativa durante o encerramento do simpósio | Foto: Divulgação

Uma reflexão sobre as características da escola que precisamos na contemporaneidade, apresentada pela socióloga especialista em educação Lourdes Atié, marcou o último dia de atividades do 6º Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (Semtec) do Centro Paula Souza (CPS). O evento reúne anualmente professores e gestores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de todo o Estado de São Paulo para apresentação de estudos e práticas pedagógicas desenvolvidas por profissionais do CPS e de instituições parceiras com foco no aprimoramento da formação para o mundo do trabalho. Sob o tema Desafios do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico: Ações Formativas no Contexto Contemporâneo, a edição 2019 do evento foi realizada nesta quinta e sexta-feira, dias 8 e 9 de agosto, na sede do CPS, na Capital.

Durante a palestra, Lourdes Atié convidou os participantes a avaliarem a importância do ensino colaborativo e do olhar para o ser humano. “Para que a escola faça sentido, é preciso que exista uma identidade de acordo com o contexto e as peculiaridades de onde está inserida. Temos que construir um percurso de aprendizagem coletivo, onde estudantes e professores sejam parceiros e protagonistas”, destacou. Ela também criticou o excesso de pressão por resultados. “As pessoas estão cada vez mais obcecadas em fazer mais coisas em menos tempo. Isso reflete negativamente no aprendizado. O aluno precisa de tempo para aprender, refletir e debater.”

Já no período da tarde, foi apresentada a segunda rodada de estudos que tratam de experiências relacionadas ao uso de metodologias ativas de aprendizagem, projetos interdisciplinares, educação empreendedora, gestão do conhecimento, competências socioemocionais, inteligências múltiplas, design thinking, educação ambiental, robótica, gamificação, entre outros assuntos atuais. Ao longo do simpósio, foram expostos mais de 60 artigos e banners distribuídos entre as cinco linhas temáticas do evento. Confira a programação completa

Geração de conhecimento

Na manhã de quinta-feira (8), na abertura do Semtec, a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, ressaltou a importância da utilização de metodologias que tragam novos desafios para o estudante. “Nos últimos anos, a instituição ampliou e diversificou sua oferta de cursos, buscando cada vez mais inserir o aluno como protagonista do conhecimento. Para que as nossas ações inovadoras tenham bons resultados, é fundamental promover práticas pedagógicas que garantam a interdisciplinaridade de conteúdos e o desenvolvimento das competências socioemocionais do jovem”, afirmou.

O público também assistiu a uma palestra com o sociólogo, jornalista e pedagogo espanhol Jaume Carbonell, que abordou temas tratados no seu livro Pedagogias do Século XXI, Bases para a Inovação Educativa. Para ele, as práticas educacionais modernas precisam contemplar quatro alicerces: conhecer, fazer, conviver e ser. “Aquele modelo tradicional em que o professor detém a fala e o aluno escuta tudo passivamente já não serve mais. A escola deve ser um espaço de colaboração, um lugar de trabalho conjunto e de experimentação com base no diálogo”, disse o palestrante.

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