Olimpíada Matemática sem Fronteiras tem inscrições abertas

A disputa entre classes e equipes reúne estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio; prova mundial será realizada em uma única fase, entre os dias 30 de maio a 3 de junho

18 de abril de 2022 10:04 am Etec

A edição de 2019 da competição premiou estudantes da Etec de Osvaldo Cruz l Foto: Divulgação

Alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) e de instituições estaduais, federais, municipais e privadas de todo o País já podem se inscrever para a edição de 2022 da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF). O cadastro para escolas públicas é gratuito e deve ser feito pela unidade escolar, no site.

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é a edição brasileira do Mathématiques sans Frontières, criado em 1989 pela Académie de Strasbourg, em parceria com a Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e pelo Institut de Recherche sur l’Enseignement des Mathématiques (IREM). A competição é organizada pela Association Mathématiques sans Frontières, com sede em Strasbourg, na França.

No Brasil, o evento é organizado pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (POC), com o apoio do consulado da França, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Universidade Metodista de São Paulo e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A disputa entre classes e equipes reúne estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio. Cada classe (ou turma) pode participar com uma única equipe ou dividida em equipes menores de, no mínimo, cinco integrantes. É vedada a participação individual e não há limites para a quantidade de classes interessadas em participar por escola. Será permitido apenas um professor-coordenador por instituição.

A prova mundial será realizada em uma única fase, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, com aplicação na própria unidade escolar, no formato presencial. O dia e o horário serão definidos pela escola.

As provas serão divididas em três níveis: Básico (estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental), Júnior (estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e Sênior (todas as séries do Ensino Médio). As informações estão disponíveis no regulamento.

Serviço:
Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) 2022
Inscrições: Até 27 de maio, pelo site www.matematicasemfronteiras.org
Prova mundial: de 30 de maio a 3 de junho
Resultado: 8 de agosto
Contato: pelo e-mail contato@matematicasemfronteiras.org ou por WhatsApp (11) 97300-9686.