Novotec Expresso abre 9 mil vagas em cursos rápidos


11 de setembro de 2020

Compartilhe!

São 11 opções de cursos rápidos, gratuitos e semipresenciais, ministrados pelo Centro Paula Souza l Foto: rawpixel.com

São 11 opções de cursos rápidos, gratuitos e semipresenciais, ministrados pelo Centro Paula Souza l Foto: rawpixel.com

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (11) a oferta de 9.060 vagas para 11 cursos rápidos e gratuitos de qualificação profissional do programa Novotec Expresso. No total, 88 municípios das 16 Regiões Administrativas do Estado serão contemplados com a modalidade.  A iniciativa é realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico por meio do Centro Paula Souza (CPS), instituição responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo.

O CPS ministrará os cursos e certificará os estudantes. O objetivo é expandir o acesso à Educação Profissional e Técnica (EPT) para os estudantes do Ensino Médio, possibilitando novas opções de futuro para os jovens e facilitando a inserção no mercado de trabalho e geração de renda. “Os candidatos podem se inscrever gratuitamente. As aulas semipresenciais começam no dia 5 de outubro e vão até 18 de dezembro, respeitando todos os protocolos de segurança e saúde”, informou o Governador João Doria.

Neste ano, o Novotec Expresso tem duas novidades: carga horária total de 90 horas em três meses e formato semipresencial, com cursos nas áreas de Gestão e Negócios, Tecnologia da Informação e Produção Cultural e Design. A maior parte da carga horária será realizada online e ao vivo na plataforma Microsoft Teams, além de encontros presenciais organizados pelas unidades escolares, respeitando os protocolos de saúde e segurança dos estudantes, docentes e demais funcionários. Os encontros presenciais poderão ser aulas pontuais em laboratórios, visitas de campo, palestras e atividades de integração.

“Estamos trabalhando para proteger vidas, mas a política mais importante de todas, que vai fazer com que a gente saia dessa crise melhor e com uma retomada econômica não somente sustentável, mas também inclusiva, é apoiar nossos jovens e nossos adultos em sua formação profissional para que tenham melhores oportunidades de emprego e renda” afirmou Patricia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico.

São 11 cursos desenvolvidos para atender às demandas atuais do mercado de trabalho e os interesses dos jovens:

•            Comunicação e Projeto de Vida para o mercado de trabalho (em parceria com o Instituto Proa)

•            Criação de Conteúdo para Redes Sociais

•            Excel Básico

•            Informática Básica

•            Introdução a programação de computadores

•            Noções de Cibersegurança

•            Operador Telemarketing

•            Princípios do Empreendedorismo

•            Produção Multimídia

•            Recepção e Atendimento ao cliente

•            Vendas em redes sociais

As inscrições devem ser feitas até o dia 23 de setembro pelo site www.novotec.sp.gov.br. Clique aqui para conferir a quantidade de vagas por Região Administrativa e cursos disponíveis.

Veja Também