Parceria oferece curso gratuito do idioma coreano para mais de 800 estudantes de Escolas Técnicas Estaduais; projeto já formou mais de 2,4 mil alunos matriculados no CPS
Jeferson Cipriano, Marta Iglesis, Park Sung Geun e Ely Pereira da Silva Júnior, durante encontro na Capital | Foto: Roberto Sungi
O Centro Paula Souza (CPS) recebeu, nesta segunda-feira (12), a visita oficial do novo diretor do Centro de Educação Coreana em São Paulo (CECSP), Park Sung Geun. A agenda marcou o início de sua gestão no Brasil e reafirmou o compromisso com a parceria que oferece curso gratuito de língua coreana para estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).
Recepcionado por representantes da Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do CPS, Park esteve acompanhado pelo assessor do CECSP, Ely Pereira da Silva Jr. Durante o encontro, as instituições reforçaram o interesse em ampliar o alcance do projeto e a oferta de aulas presenciais.
Em vigor desde 2020, o curso de coreano é resultado de uma cooperação entre o CPS e o CECSP – órgão oficial do governo sul-coreano em São Paulo. Direcionado a alunos do Ensino Médio das Etecs, o programa aborda desde o alfabeto e a conversação básica até aspectos culturais da Coreia do Sul. A iniciativa já beneficiou mais de 2,4 mil estudantes e visa preparar os jovens para oportunidades acadêmicas e profissionais com empresas coreanas e programas de intercâmbio. Hoje, são 481 alunos no curso presencial e 395 online.
Atualmente, nove unidades do CPS oferecem o curso: Etecs Albert Einstein, Drª Maria Augusta Saraiva, Guaracy Silveira, Martin Luther King, Parque da Juventude e Santa Ifigênia, localizadas na Capital; Profª Ilza Nascimento Pintus, de São José dos Campos; Guarulhos; e a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo, da Capital.
“É impressionante o desempenho dos alunos do Centro Paula Souza. Temos grande interesse em renovar e expandir essa parceria, aumentando a oferta de aulas presenciais nas unidades”, destacou Park Sung Geun.
Para Marta Iglesis, assessora de Relações Internacionais do CPS, a visita fortalece os laços entre as instituições. “A presença do novo diretor reafirma a importância dessa aliança internacional que aproxima culturas e amplia horizontes educacionais e profissionais para os nossos estudantes.”