No Dia do Vestibulando, confira dicas para se destacar nas provas

Supervisor pedagógico do CPS dá orientações a quem vai passar por exames, destacando que é preciso se preocupar também com saúde mental, atividades físicas e alimentação

24 de maio de 2023 9:16 am Vestibular

Planejamento, momentos de lazer e cuidados com a saúde, física e mental, estão entre as indicações | Foto: Roberto Sungi

Vestibulares, Vestibulinhos, Enem… a lista de exames é longa e a rotina de estudos, intensa. Mas, acredite, nem só de livros e cadernos se faz a preparação dos candidatos que concorrem a vagas em escolas técnicas e faculdades. Em homenagem ao Dia do Vestibulando, celebrado em 24 de maio, o supervisor pedagógico do Centro Paula Souza (CPS) Geraldo Sant’Anna dá dicas para se sair bem em provas concorridas.

Sant’Anna destaca que, além do conhecimento teórico, é indispensável ter um bom planejamento, desfrutar de momentos de lazer e manter cuidados com a saúde, física e mental. Passar por uma avaliação, prestar um exame, pensar em um concurso são situações que geram estresse. Para afastar a insegurança e acalmar o turbilhão de pensamentos, o supervisor explica que o caminho começa bem antes do teste, com a dedicação do candidato ao planejamento. “Se organizar não é apenas fazer a inscrição para uma prova. A preparação começa em cada aula assistida com interesse, comprometimento, curiosidade e vontade de aprender.”

Em geral, pessoas aprendem usando técnicas variadas, que vão desde somente prestar atenção à aula até a produção de mapas mentais. O educador esclarece que não importa o estilo de estudos, o essencial é trabalhar para que as informações recebidas se transformem em conhecimento. “Por melhor que seja a escola, o professor ou professora, são necessários estudos adicionais para que os conteúdos sejam compreendidos.”

Outro ponto de atenção destacado por Sant’Anna é a necessidade de saber ler, escrever, interpretar e aprofundar-se em pesquisa, mesmo nas disciplinas da área de Exatas. “Entender as fórmulas matemáticas vai além de apenas decorá-las e o domínio dos temas torna o candidato mais confiante, o que resulta em melhor controle emocional no dia da prova.”

Além da sala de aula

Vale destacar que o aprendizado não se limita a conteúdos apresentados em materiais didáticos. É indicado que o estudante entre em contato com outras fontes de informação. “É possível aprender ao assistir a um documentário, ao fazer a leitura de um livro, até mesmo em uma troca de ideias com um colega.” O professor reforça que essa tática, além de ser importante para que o candidato se atualize, contribui para o aumento do vocabulário e melhora a interpretação de textos.

O educador recomenda ainda que sejam feitas provas de anos anteriores. “Isso mostra como é a estrutura adotada pelas instituições de ensino e ajuda o candidato a ganhar confiança no exame. As Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, por exemplo, disponibilizam as provas que já foram aplicadas, na internet.”

O candidato também deve ter cuidado com a saúde mental. É importante reservar momentos para um passeio, meditação, descanso e atividades que promovam o bem-estar emocional. “A ansiedade precisa ser controlada, então, devemos dosar estudo e atividades que reduzam o estresse”, ressalta Santa’Anna.

Dicas para se preparar para as provas de vestibulares:

• Organize o dia: ter uma rotina que inclui tempo para estudos, prática de esportes e momentos de lazer pode ser uma boa estratégia;
  • Faça um bom cronograma: revisão das principais disciplinas, treino de redação e leitura de atualidades;
  • Mais dedicação às disciplinas que apresentem mais dificuldade: um tempo maior de estudos de conteúdos desafiadores pode ajudar o candidato a ter mais segurança;
  • Treine redação: estudar textos bem avaliados e treinar a prática da escrita pode ser uma boa estratégia para avaliar a técnica e aprimorar a produção de texto;
  • Cuide da sua saúde física: ter um momento diário para a prática de atividade física é fundamental para o processo de preparação para as provas. Além disso, também é importante manter uma alimentação saudável e ter uma boa rotina de sono.

“Não faça do ato de aprender apenas algo passageiro, somente para o dia do exame. Transforme isso em um exercício para a vida. Afinal, mesmo após a prova, será preciso continuar estudando”, completa o educador.

Vestibular das Fatecs

As Fatecs estão com inscrições abertas para o Vestibular do segundo semestre, até as 15 horas do dia 2 de junho. Para se candidatar é preciso acessar o site www.vestibularfatec.com.br, preencher as informações solicitadas, o relatório socioeconômico e efetuar o pagamento da taxa de R$ 91. O valor deve ser pago em dinheiro, em uma agência bancária de sua preferência, ou via internet, pelo aplicativo bancário ou ainda com cartão de crédito, por meio da ferramenta disponível no site do Vestibular. A prova será aplicada em 25 de junho.

Os pré-requisitos para participar do processo seletivo e a documentação necessária podem ser conferidas na Portaria do Vestibular e no Manual do Candidato.