Filtro de Daltonismo

Natal traduzido em solidariedade

Com atividades diferentes, mas objetivo comum, alunos e professores de três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) – Alberto Santos Dumont, Prof. Camargo Aranha e Ribeirão Pires — levaram, além de doações variadas como brinquedos, roupas e […]

22 de dezembro de 2006 10:10 am Etec

Crédito: pvproductions – Freepik

Com atividades diferentes, mas objetivo comum, alunos e professores de três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) – Alberto Santos Dumont, Prof. Camargo Aranha e Ribeirão Pires — levaram, além de doações variadas como brinquedos, roupas e calçados, alegria e afeto às crianças de três creches de suas cidades, nos meses de novembro e dezembro.

Creche do Guarujá ganha presentes da Etec Alberto Santos Dumont

O Papai Noel visitou mais cedo a creche do Grupo Assistencial Paraíso, do Guarujá, graças aos alunos da Etec Alberto Santos Dumont. O evento do dia 17 de dezembro, que fez a alegria da garotada, teve como proposta conscientizar alunos e professores quanto à importância da solidariedade.

Para alcançar o objetivo, cada grupo de quatro estudantes “adotou” uma criança e para ela comprou roupa, sapato e brinquedos. Os professores também aderiram a iniciativa e cada um presenteou um dos meninos com idade de 1 a 8 anos.

“Enxergar a alegria nos olhos desses garotos foi surpreendente”, afirma o coordenador do projeto, Antonio Almeida Ferreira. Em outubro, a escola já doou cestas básicas para a mesma creche. E esta ação não deve acabar no Natal. Está em planejamento uma nova arrecadação com a efetivação das matrículas dos novos alunos em 2007.

Alunos da Camargo Aranha alegram orfanato

Para os estudantes do curso Técnico de Administração da Etec Prof. Carmargo Aranha, localizada em São Paulo, no bairro da Mooca, o dia 26 de novembro será inesquecível. Em razão do projeto “Atitude 10”, o programa desse domingo consistia em alegrar a tarde dos meninos da Casa Madre Assunta Marchetti, que fica na Vila Prudente, também na Capital.

Para que isso acontecesse, logo no começo do segundo semestre foi agendada uma visita ao orfanato, que atende crianças de 6 a 12 anos. Após o levantamento e análise das necessidades do local, teve início a campanha para arrecadação de alimentos, brinquedos, livros e produtos de limpeza.

“O objetivo não era apenas arrecadar os itens necessários, mas sim nos doarmos por um dia, proporcionando diversão à garotada, além de conscientizar os colegas da importância de projetos que melhorem a vida de nossa comunidade”, explica a aluna Jéssica Frutuoso Vieira.

Em 2005, com o projeto “Produção de Etiquetas de Vestuário em Braile”, a Etec ganhou o selo Escola Solidária, do Instituto Faça Parte. Desde esta data, os alunos de Administração desenvolvem projetos sociais. Um deles é orientar a preparação e entrega da Declaração do Imposto de Renda. Por esse serviço as pessoas devem levar 1quilo de alimento não perecível, que é encaminhado às instituições carentes.

Etec Ribeirão Pires resgata Papai Noel em peça teatral

Alunos dos cursos Técnicos de Química e Turismo, da Etec de Ribeirão Pires, apresentaram uma peça de teatro e distribuíram brinquedos arrecadados na cidade às 45 crianças da Instituição Assistencial Eurípedes Barsanulfo, no dia 15.

Tudo foi planejado com muito carinho, das diversas brincadeiras infantis aos comes e bebes. A apresentação da peça “O Resgate do Papai Noel” do grupo “Etecatro”, formado por estudantes de Turismo, com orientação artística do aluno e diretor Renato Cardoso, também emocionou os pequenos.

“Com a aproximação da escola com a comunidade o jovem desenvolve novas competências e habilidades, que são essenciais para o seu crescimento pessoal e profissional”, comenta a diretora Maria Cristina Medeiros.

Compartilhe


Veja também