Mostra Ecofalante promove Semana do Meio Ambiente

Evento gratuito, em formato online, vai até o dia 9 de junho, com exibição de 16 filmes e duas séries para televisão, além de ciclo de debates e webinar

2 de junho de 2021 10:28 am Etec, Parcerias

Evento gratuito vai até 9 de junho, com exibição de filmes e séries, além de ciclo de debates e webinar | Foto: Divulgação

Começa nesta quarta-feira (2) a Semana do Meio Ambiente: Especial Amazônia da Mostra Ecofalante de Cinema. Promovido na Semana Nacional do Meio Ambiente, o evento gratuito ocorre até o dia 9 de junho, no formato online.

A cerimônia de abertura será às 19 horas, pelo site da Ecofalante ou pela plataforma YouTube, com participação do diretor da Mostra, Chico Guariba; da atriz e diretora do filme “Amazônia, O Despertar da Florestania”, Christiane Torloni; do diretor, roteirista e produtor de cinema, Estêvão Ciavatta; do documentarista norte-americano, Daniel Junge; do jornalista e fundador da Marahu Filmes, Fernando Segtowick; do cineasta Jorge Bodanzky; da diretora, roteirista e produtora, Júlia Mariano; do roteirista Luiz Bolognesi; do fotógrafo e viodemaker, Marcio Isensee e Sá; do diretor e roteirista, Victor Lopes; entre outros.

A programação inclui a exibição de 16 filmes e duas séries para TV, além de ciclo de debates e webinar. Os filmes são disponibilizados no site da Ecofalante e na plataforma Belas Artes À La Carte.

“A Mostra Ecofalante aborda temas socioambientais que contribuem para a formação dos estudantes e a participação cidadã dos jovens em debates sobre questões que afetam a vida cotidiana das comunidades em que estão inseridos”, comenta a coordenadora de projetos do eixo de Produção Cultural e Design da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS), Ana Raquel Satim.

Confira a agenda de debates e webinar:

• Dia 3 (quinta-feira), às 19 horas: Debate “Para onde leva a Transamazônica?”

Participantes: Danicley de Aguiar (Greenpeace Brasil), Fabiano Maciel (cineasta), João Moreira Salles (cineasta, editor e fundador da revista Piauí), Jorge Bodanzky (cineasta) e Alessandra Korap (líder do povo Munduruku). Mediação da jornalista Flavia Guerra.

Transmissão: pelo YouTube.

• Dia 4 (sexta-feira), às 19 horas: Debate “Amazônia: Uma questão de Terra (s)”

Participantes:  Brenda Brito (pesquisadora do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia, Imazon), Marcello Brito (presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira do Agronegócio, Abag) e Sônia Guajajara (líder indígena nacional da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Mediação do jornalista Fabio Pontes.

Transmissão: pelo YouTube.

• Dia 7 (segunda-feira), às 10 horas: Webinar “A Crise Climática e a Amazônia”

Participantes: Paulo Artaxo (professor titular em Física Atmosférica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, USP), José Marengo (pesquisador titular e coordenador geral do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, Cemaden). Mediação do jornalista Herton Escobar.

Inscrições: pelo site.

Transmissão: pelo YouTube.

• Dia 7 (segunda-feira), às 19 horas: Debate “Amazônia: Infraestrutura para quem?”

Participantes: Ana Cristina Barros (consultora da Climate Policy Initiative, CPI) e Simão Jatene (economista). Mediação do fundador e diretor-executivo do Instituto Escolhas, Sérgio Leitão.

Transmissão: pelo YouTube.

• Dia 8 (terça-feira), às 19 horas: Debate “Raízes da Amazônia: Projetando o Futuro”

Participantes: Ricardo Abramovay (professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, IEE/USP), Tatiana Schor (secretária executiva de Ciências e Tecnologia do Amazonas) e Eliakin Rufino (compositor e poeta). Mediação do co-fundador e diretor de Novos Negócios do Idesam, Mariano Cenamo.

Transmissão: pelo YouTube.

• Dia 9 (quarta-feira), às 19 horas: Debate “Amazônia e os possíveis futuros”

Participantes: Fred Rahal Mauro (cineasta, diretor de BR Acima de Tudo), Angela Kaxuyana (líder da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Coiab) e Daniel Souza (líder da Terra Quilombola Erepecuru,). Mediação da jornalista Daniela Chiaretti.

Sobre a Ecofalante

Fundada em 2003, a Ecofalante é organização não governamental (ONG), sem fins lucrativos, que tem o objetivo de criar e trabalhar em projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável do planeta, por meio da educação e da cultura. Dentro dessa proposta, o maior projeto é a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Entre os projetos que são realizados ao longo do ano estão o Programa Ecofalante Universidades, a Mostra Escola, exibições com debates e atividades de formação em Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Centros Educacionais Unificados (CEUs), Fábricas de Cultura, entre outras instituições culturais. O trabalho é desenvolvido por meio de leis de incentivo e de uma rede de parcerias com instituições que atuam nas áreas de meio ambiente, educação, cultura e mídia.