Ministério do Esporte da França participa de evento sobre formação técnica

O Centro Paula Souza, o Ministère des Sports (Ministério do Esporte da França) e a Fundação Gol de Letra realizaram o Colóquio Internacional de Esporte na terça-feira, 27, na Biblioteca São Paulo, em Santana, Capital. […]

27 de março de 2012 10:00 am Etec

Cesar Silva, do Centro Paula Souza; Raí de Oliveira, da Fundação Gol de Letra; Benedito Fernandes, Secretário estadual do Esporte; e João Povoa, supervisor municipal de Esportes. / Fotos: Gastão Guedes.

O Centro Paula Souza, o Ministère des Sports (Ministério do Esporte da França) e a Fundação Gol de Letra realizaram o Colóquio Internacional de Esporte na terça-feira, 27, na Biblioteca São Paulo, em Santana, Capital.

Participaram do encontro Audrey Perusin, chefe do Departamento de Diplomas e Regulamentação do Ensino Profissional do Ministério, Yannick Renoux, responsável no Ministério pelo conteúdo dos cursos técnicos; Benedito Fernandes, Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo; Cesar Silva, vice superintendente do Centro Paula Souza; Raí de Oliveira, ex-jogador e presidente da Gol de Letra; e representantes do Consulado Francês, do CPUSP, da Nike, da Associação de Árbitros e de ONGs, como o Instituto Patricia Medrado, entre outros.

Elaine Piccino, coordenadora de projetos do Centro Paula Souza, apresentou o novo curso de Esportes e Atividade Física, criado em parceria com a Fundação Gol de Letras, e que atualmente possui uma turma piloto de 30 alunos na Etec de Artes. “É uma formação generalista, que possibilita ao profissional desenvolver atividades iniciais para todas as idades”, explica Elaine. “A formação é inédita no Brasil, mas na França 80% dos profissionais da área esportiva fizeram um curso técnico equivalente ao que o Centro Paula Souza começou a oferecer”.

Os representantes do Ministério do Esporte da França abordaram a formação técnica na área esportiva, o currículo dos cursos, o envolvimento do poder público e a obrigatoriedade do diploma para atividades relacionadas ao turismo. “A regulamentação da profissão de monitor esportivo existe há muitos anos e nasceu dos esforços de dois sindicatos fortes: o de instrutores de esqui e de natação”, conta Audrey. “A missão do Estado é supervisionar a prática de esportes para garantir a segurança do público, inclusive dos turistas, por isso na França os diplomas são emitidos pelo Ministério dos Esportes”, completa.

Audrey afirmou que na França atuam na área de esportes 180 mil profissionais declarados e são emitidos cerca de 15 mil diplomas por ano. A empregabilidade dos cursos técnicos é de 80%, após 6 meses de formados.

Antes do encontro, os franceses visitaram as obras da futura Etec de Esportes, na Vila Maria, e a primeira turma do curso de Esportes e Atividade Física, na Etec de Artes.

O curso de Esportes e Atividade Física está previsto para ser oferecido na Etec de Esportes em 2013, aberto ao público, por meio de processo seletivo.

Raí de Oliveira, Joao Povoa, Benedito Fernandes, Audrey Perusin, Yannick Renoux e Cesar Silva. / Fotos: Gastão Guedes

Compartilhe


Veja também