Microsoft premia parceria entre o CPS e a Digital Pages

A cooperação foi responsável pelo projeto-piloto de uma plataforma com recursos multimídia, nas Fatecs Tatuapé e São José dos Campos, para tornar o ensino mais dinâmico

7 de outubro de 2021 10:40 am Fatec, Institucional

Plataforma digital RDP implementada em 2020 e 2021 será referência para o ensino híbrido e presencial | Foto: Divulgação

Um projeto-piloto resultado de um trabalho conjunto entre o Centro Paula Souza (CPS) e a Digital Pages foi reconhecido pela Microsoft como Parceria do Ano na América Latina e Região do Caribe, na categoria Educação. A premiação foi para o projeto piloto Rich Digital Pages (RDP), uma plataforma implementada de forma experimental em algumas disciplinas das Faculdades e Tecnologia do Estado (Fatecs) Tatuapé (Capital) e São José dos Campos.

Especialista em levar conteúdo digital em múltiplos formatos com melhor usabilidade, a Digital Pages desenvolveu uma ferramenta que rodou de forma integrada à plataforma Microsoft Teams – ambiente digital usado nos cursos do CPS – e contribuiu para as atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período do ensino remoto. A experiência ajudou professores e estudantes a enfrentarem os desafios da educação online, mas também deixou um legado capaz de alavancar a qualidade do ensino profissionalizante nos formatos híbrido e presencial. 

Na Fatec Tatuapé, a plataforma RDP foi implementada nas disciplinas de cálculo I, cálculo II e matemática aplicada a projetos de design. A ferramenta ofereceu acesso a diversos recursos multimídia, como infográficos interativos, vídeos e quiz relacionados ao componente curricular. Para Fábio Bueno, responsável pela implementação, a plataforma é promissora, fácil de usar e rica em dados analíticos que auxiliam a compreensão do conteúdo e a gestão dos alunos pelo professor. “A tecnologia garante uma narrativa mais lúdica, facilitando o aprendizado e engajando o estudante no estudo do cálculo”, afirma o professor.

Na Fatec São José dos Campos, foi implementado um projeto de realidade virtual, ampliada e tridimensional para simular o processo de fabricação de sabão. Por meio da tela do celular, o estudante teve acesso a uma experiência imersiva que simulava a produção de sabão de forma remota. Para o CEO da Digital Pages, Youssef Mourad, a proposta interativa da plataforma RDP aumenta a retenção do usuário e a assimilação do conteúdo. “Os recursos multimídia, a roteirização das práticas e a gamificação desafiam o estudante para a ação, tornando-o protagonista do processo de aprendizagem”, explica o executivo.

Compartilhe


Veja também