Memorial recebe final do concurso ‘Altar Día de Muertos’ do CPS

Três Escolas Técnicas Estaduais chegaram à etapa final do desafio: Professor Rodolfo José Del Guerra, de São José do Rio Pardo, Santa Ifigênia e Vila Formosa, ambas da Capital

1 de novembro de 2023 5:09 pm Internacional

Altares em homenagem a pessoas que já morreram são uma tradição mexicana | Foto: ibrandify – Freepik

No próximo sábado (4) será conhecido o vencedor do concurso “Altar Día de Muertos”, promovido pela Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza (CPS) e Consulado Geral do México em São Paulo. Três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) estão na final: Professor Rodolfo José Del Guerra, de São José do Rio Pardo, Santa Ifigênia e Vila Formosa, ambas da Capital. O evento de premiação ocorre no Memorial da América Latina.

Seguindo as regras do desafio, os grupos de alunos construíram altares inspirados na tradição mexicana de homenagear seus mortos. Os trabalhos precisavam ter entre três e cinco níveis, com oferendas (alimentos, bebidas e objetos), arcos de flores, cruz de cal, dobraduras ou decorações em papel de seda, incenso, lanternas, caveiras, tecidos e elementos decorativos que têm ligação com o homenageado. Ao todo, 30 equipes de estudantes de Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) inscreveram seus altares.

As obras serão montadas na galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina, na Capital, e ficarão expostas entre os dias 4 e 12 de novembro. O Consulado Geral do México em São Paulo premiará o docente cujo grupo seja o vencedor do concurso, com passagens de ida e volta para o México, com direito a um acompanhante.

Final do concurso Altar Día de Muertos
Onde: Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba