Mais dois professores de Etecs vão para a Itália estudar Gastronomia

Dois professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) embarcam no próximo dia 12 para a Itália, onde vão estudar Gastronomia durante três meses. Ao todo, seis docentes serão capacitados na sede do Instituto Italiano de Culinária […]

11 de setembro de 2012 1:00 pm Etec, Fatec

Foto – Divulgação.

Dois professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) embarcam no próximo dia 12 para a Itália, onde vão estudar Gastronomia durante três meses. Ao todo, seis docentes serão capacitados na sede do Instituto Italiano de Culinária para Estrangeiros (Icif, na sigla em inglês).

Isabela Pinheiro, professora de Nutrição e Cozinha nas Etecs Carlos de Campos e Mandaqui, na Capital, e Ataulfo Santos, professor do curso técnico de Eventos nas Etecs Alberto Santos Dumont, no Guarujá, e de Artes, na Capital, e de Turismo na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Paulo participam do curso no castelo do Icif em Costigliole d’Asti, região de Piemonte. O Icif é parceiro do Centro Paula Souza no Centro de Hospitalidade que está sendo construído dentro da Etec Nova Luz, na Capital.

“Minha expectativa é aprimorar o que já sei e aprender muitas coisas novas”, diz Isabela, que desde adolescente dava aulas particulares de reforço para os vizinhos. “Eu soube da seleção para a viagem por meio das capacitações que o Centro Paula Souza realiza, uma forma de aprimoramento contínuo para o profissional levada também ao aluno. É uma melhora contínua para todos.”

Isabela fez um curso de chocolateria quando estudava no 8º ano do Ensino Fundamental. Na época, ela era aluna do Ensino Técnico na Etec Carlos de Campos, onde hoje é professora. Depois fez graduação em Nutrição e Pós-graduação em Gastronomia e Controle de Qualidade.

Para Santos, que desde os 12 anos já ajudava a família na cozinha, o curso na Itália será uma oportunidade de conhecer novas culturas, novos sabores e de transmitir esse conhecimento para alunos e profissionais do Centro Paula Souza. Ele fez faculdade de Turismo e Hospitalidade e Pós-Graduação em Gastronomia.

Viagens anteriores

Com Isabela e Ataulfo, o número de docentes do Centro Paula Souza que estudaram na sede do Icif na Itália chega a seis. Entre maio e junho, participaram de capacitações para instalação e manutenção de equipamentos para o curso técnico de Cozinha os professores de eletrotécnica Jackson Luís Ribeiro Barboza, da Etec Bento Quirino, de Campinas, e Luiz Tetsuharu Saito, da Etec Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo, e do Laboratório de Currículo da Administração Central.

De fevereiro a julho, Carina Tieme de Barros, das Etecs Piedade e Mairinque, e Ozéias Batista dos Santos, da Carlos de Campos e Camargo Aranha, ambas na Capital, participaram do curso de Gastronomia no castelo do Icif.

Etec Nova Luz

Etec Nova Luz iniciou suas atividades neste semestre com o curso técnico de Cozinha. Também deve oferecer vagas para Eventos e Serviços de Restaurante e Bar. O terreno da escola vai abrigar também um Centro de Hospitalidade para treinamento de alunos desses cursos, montados em parceria com o Icif.

Primeiro prédio público de grande porte a se instalar na Luz, a Etec vai contribuir para a revitalização da região. A obra, que inclui a nova sede do Centro Paula Souza e um centro de capacitação de professores, vai ocupar o quadrilátero das Ruas Aurora, Timbiras, Andradas e General Couto de Magalhães. O valor do investimento do Estado é de R$ 71 milhões.

A instalação do complexo Centro Paula Souza na Nova Luz faz parte de uma série de esforços do governo do Estado de São Paulo para a recuperação e revitalização dessa região da cidade, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.