Mais de 80% dos aprovados nas Etecs vêm da rede pública

Dados do Relatório Socioeconômico do Vestibulinho mostram a relevância das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais para a democratização da educação profissional e inclusão social. De acordo com a publicação, 83% dos aprovados no processo seletivo para o 1º […]

7 de março de 2012 10:10 am Etec, Relatório Socioeconômico

Dados do Relatório Socioeconômico do Vestibulinho mostram a relevância das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais para a democratização da educação profissional e inclusão social. De acordo com a publicação, 83% dos aprovados no processo seletivo para o 1º semestre de 2012 vieram da rede pública de ensino e 88% têm renda familiar até cinco salários mínimos. A pesquisa foi elaborada pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelos processos seletivos das unidades de Centro Paula Souza.

No Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado a proporção de aprovados oriundos da rede pública foi de mais de 70%.

Pontuação acrescida

O relatório também demonstra que o Sistema de Pontuação Acrescida beneficiou 86% dos aprovados. Implantada nos processos seletivos das Etecs e Fatecs em 2006, a medida afirmativa concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública – caso o candidato esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Compartilhe


Veja também