Jogo digital ajuda crianças a aprender português e matemática

Para ajudar os estudantes dos primeiros anos escolares a aprender português e matemática, alunos do curso de Programação em Jogos Digitais da classe descentralizada administrada pela Escola Técnica Estadual (Etec) de Cubatão criaram o Cubaville […]

18 de fevereiro de 2016 4:02 pm Institucional

Crédito: Divulgação | Jogo digital ajuda crianças a aprender português e matemática

Para ajudar os estudantes dos primeiros anos escolares a aprender português e matemática, alunos do curso de Programação em Jogos Digitais da classe descentralizada administrada pela Escola Técnica Estadual (Etec) de Cubatão criaram o Cubaville – jogo educacional para crianças. O game para computadores foi desenvolvido por Caique Alves Pavão, Francisco Rogério de Freitas e Victor Hugo Biancamano Faria, a partir de pesquisas com professores, diretores, alunos e pais de alunos de duas unidades municipais de ensino João Ramalho e Usina Henry Borden.

Durante três meses, os estudantes, sob a orientação do professor Marcelo Batista Onuki, procuraram compreender em quais matérias as crianças tinham mais dificuldades e quais eram os assuntos mais complicados para elas. Para solucionar esse problema, criaram um jogo que aborda temas, como ortografia, tabuada e expressões numéricas de forma divertida, estimulando o aprendizado de estudantes do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental.

“Foi muito gratificante ver que as crianças ficaram felizes em brincar com o Cubaville”, conta Caique, que concluiu o curso técnico de Programação em Jogos Digitais e está no último ano de Administração na classe descentralizada da Etec.

O game trabalha ainda a interação entre as crianças por meio de cálculos. Na batalha de números, dois jogadores disputam quem acerta a solução de contas e expressões matemáticas. Além disso, há outras atividades, como jogo da velha e quebra-cabeça, que estimulam o raciocínio lógico.

Novidades

Um dos alunos do grupo, Francisco Rogério de Freitas, continua trabalhando no projeto, que venceu a 9ª edição da Feira de Tecnologia do Centro Paula Souza (Feteps), na categoria Informática e Ciências da Computação. Francisco adianta novidades para a próxima atualização do jogo, como assuntos sobre a geografia da cidade de Cubatão. “A ideia é fazer um mapa, com os pontos de interesse e a história dos bairros”, explica Rogério. “Os jogadores também poderão criar seu personagem, escolhendo características como cabelos e olhos.”

O jogo Cubaville também possui uma versão para celulares. O aplicativo para smartphones com o sistema Android está disponível para download no link.

Jogo digital ajuda crianças a aprender português e matemática