Interpretação de texto é tema de videoaula do CPS no YouTube

Conteúdo é apresentado pelo professor de português e coordenador da Etec de Heliópolis, Francisco Fagner Araújo Pinheiro; é a terceira videoaula do projeto Aulas Fundamentais

8 de maio de 2019 10:27 am Etec, Institucional

Professor Francisco Fagner Araújo Pinheiro apresenta o terceiro vídeo do projeto Aulas Fundamentais | Foto: Divulgação

O projeto Aulas Fundamentais do Centro Paula Souza (CPS) já tem novo conteúdo. Desta vez, quem apresenta a videoaula é o professor da Escola Técnica Estadual (Etec) de Heliópolis Francisco Fagner Araújo Pinheiro, que dá dicas sobre interpretação de texto.

Periodicamente, o canal do Paula Souza no YouTube apresenta uma nova aula com o objetivo de mostrar o trabalho de educadores das Etecs e das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), além de auxiliar quem está se preparando para vestibulares, provas e concursos.

Pinheiro é professor de língua portuguesa e coordenador do Ensino Médio da unidade de Heliópolis na qual trabalha há cerca de cinco anos. O educador já teve blog, pensou em escrever uma gramática, mas decidiu enveredar pelo mundo dos vídeos e criou o canal Prof. Fagner e o Português Nordestino.

O professor conta que um dos maiores desafios em sala de aula é ajudar os alunos a vencerem a preguiça de ler na era das redes sociais e da velocidade da informação. “Cada vez menos há espaço para os clássicos”, diz. Para enfrentar essa situação, ele inicia seu trabalho com livros que têm mais apelo entre os jovens, como os da série Harry Potter. “Mostro a eles que o personagem Harry é o estereótipo do herói dos clássicos.” Assim, Pinheiro prepara o terreno para levar os alunos às grandes obras da literatura. Ele também usa filmes e séries para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas.

A videoaula produzida pelo docente da Etec de Heliópolis traz dicas de interpretação de texto para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Também são úteis para a formação de estudantes e profissionais.  

O projeto Aulas Fundamentais tem outras duas aulas no YouTube. Uma sobre a União Europeia, apresentada pelo professor Thiago Hernandes, que leciona geografia na Etec Pedro D’Arcadia Neto, de Assis, e gestão ambiental nas Fatecs Assis e Presidente Prudente. A outra, sobre raciocínio lógico, foi produzida pelo educador Fábio Aparecido, que dá aulas de matemática na Etec Cônego José Bento, de Jacareí.

Compartilhe


Veja também