Intercâmbio para Irlanda e Inglaterra tem inscrições abertas

Alunos de Etecs e Fatecs com melhor aproveitamento acadêmico farão um curso de língua inglesa de quatro semanas, com tudo pago; inscrições vão de 29 de junho a 7 de agosto

29 de junho de 2022 3:42 pm Etec, Fatec, Institucional

São 329 bolsas de estudo para beneficiar os estudantes com melhor aproveitamento acadêmico l Foto: Fabrika Photo

Durante evento realizado nesta quarta-feira (29), o governador Rodrigo Garcia anunciou o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza, para curso de inglês na Inglaterra ou Irlanda, neste ano. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, também participaram da cerimônia, que ocorreu no Memorial da América Latina, na Barra Funda, na Capital.

São 329 bolsas de estudo para beneficiar os estudantes com melhor aproveitamento acadêmico das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs).

Do número total de bolsas de estudo oferecidas, 241 serão destinadas às Etecs, sendo 3 vagas para alunos de cursos técnicos EaD. Para as Fatecs, serão 88 alunos selecionados, com 4 vagas para estudantes matriculados em cursos a distância.

Nas Etecs, podem se candidatar à bolsa de estudo os alunos matriculados na segunda série dos Ensinos Médio ou Integrado ou no segundo módulo dos cursos técnicos. Já nas Fatecs, o estudante precisa estar matriculado no quarto semestre do curso, para concorrer a uma vaga do intercâmbio.

Serão selecionados para o programa os estudantes com o melhor desempenho escolar. O período de inscrição para o intercâmbio vai de 29 de junho e 7 de agosto, exclusivamente pela internet.

Os jovens intercambistas farão um curso intensivo de língua inglesa, com duração de quatro semanas, na Inglaterra ou na Irlanda, com as seguintes despesas pagas: passagem aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, seguro-viagem e ajuda de custo. Caberá ao participante providenciar e custear documentos pessoais, como passaporte, necessário para a viagem. O embarque está previsto para outubro.

“Além da vivência em um outro país, que permite o aperfeiçoamento da língua inglesa, o contato com culturas diferentes é uma experiência muito enriquecedora para os estudantes. Acreditamos no poder transformador do Programa de Intercâmbio como um grande diferencial para os jovens talentos no momento do ingresso no mercado de trabalho”, ressaltou Laura Laganá.

Entre 2011 e 2015, o Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza levou mais de 2,5 mil estudantes e 400 professores de Etecs e Fatecs para Inglaterra, Estados Unidos, Nova Zelândia, Espanha, Argentina e Chile. Nesse período, o total de investimento do Estado superou R$ 44 milhões.

Chicago

Allyson de Lima foi um dos intercambistas. Em 2013, recém-formado no curso técnico de Informática na Etec Albert Einstein, ele foi para Chicago, nos Estados Unidos. “Eu fui o primeiro a sair do país entre todos os meus familiares, e o primeiro de casa a entrar em um avião. A experiência de conhecer um país novo agregou muito para a minha vida. O inglês que aprendi e a prática que fiz dele diariamente enquanto estava lá contribuíram para sair do nível básico e entrar onde estou hoje: numa empresa americana.”

Verifique os editais:

Edital ARI 026.2022 – Intercâmbio Cultural – Etec

Edital ARI 027.2022 – Intercâmbio Cultural – Etec EaD

Edital ARI 028.2022 – Intercâmbio Cultural – Fatec

Edital ARI 029.2022 – Intercâmbio Cultural – Fatec EaD

Acesse a página de inscrição