Entre as cidades disponíveis nos Estados Unidos, Boston se junta a Chicago e Nova Iorque; na Inglaterra, Liverpool e Manchester são as novidades na lista de nove municípios
Estudantes selecionados recebem um mês de bolsa de estudos, com passagem, hospedagem, alimentação e monitoria | Foto: Divulgação
O Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS) está com novidades na edição atual. Entre os estudantes selecionados para o curso de língua inglesa, três novas cidades aparecem como opções. Nos Estados Unidos, Boston é o novo destino, ao lado de Chicago e Nova Iorque. Na Inglaterra, Liverpool e Manchester entram na lista, que já inclui Brighton, Leeds, Worthing, Cambridge, Canterbury, Londres e Oxford.
“A ampliação dos destinos reflete nosso compromisso em oferecer experiências ainda mais ricas e diversas para nossos estudantes. Boston, Liverpool e Manchester abrirão novas janelas de aprendizado, tanto do idioma quanto da cultura local, em centros acadêmicos e históricos de grande relevância internacional”, afirma a Assessora de Relações Internacionais do CPS, Marta Iglesis.
Os estudantes de língua inglesa contam ainda com a opção de viajar para Dublin, na Irlanda. Enquanto os alunos de espanhol seguirão para Buenos Aires, na Argentina. Todos os embarques estão previstos para os dias 29, 30 e 31 de maio, com retornos nos dias 27, 28 e 29 de junho.
“É a melhor época do ano para viajar, com temperaturas amenas, clima de primavera no hemisfério Norte e outono leve no hemisfério Sul. Trata-se do cenário ideal para aproveitar ao máximo a experiência cultural e acadêmica, além de tornar o intercâmbio ainda mais inesquecível”, destaca Marta.
A edição atual contempla os selecionados no ano letivo de 2024, com um total de 354 bolsas de estudo para 337 estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais com melhor aproveitamento acadêmico e 17 monitores.
Histórico
O Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS) beneficiou 2.390 alunos e 405 professores de Etecs e Fatecs, entre os anos de entre 2011 e 2015. Os primeiros selecionados desfrutaram de oportunidades na Inglaterra, Irlanda, Estados Unidos, Argentina e Canadá.
O projeto foi retomado em 2022, com sequência em 2023 e 2024, somando 993 estudantes beneficiados. O total de intercambistas chega à marca de 3.406 ao longo da existência da iniciativa, uma ação pioneira, sem semelhança no Brasil.
Saiba mais
CPS divulga lista de selecionados para Intercâmbio Cultural