Programa coordenado pela ARInter oferece cursos intensivos de idiomas no exterior a estudantes e monitores de Etecs e Fatecs; edição 2025 conta com 477 beneficiados
Em maio de 2025, Governador recebeu intercambistas do CPS no Palácio dos Bandeirantes | Foto: Roberto Sungi
O Centro Paula Souza (CPS) distribuiu mais de mil bolsas de estudos de idiomas por meio do Intercâmbio Cultural do CPS entre 2023 e 2025. A iniciativa beneficiou estudantes e monitores das Escolas Técnicas e (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, com cursos intensivos de língua inglesa ou espanhola realizados no exterior.
Coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais (ARInter), o programa oferece formação com duração de quatro semanas em instituições de ensino localizadas na Europa, América do Norte e América do Sul. Além das aulas, os participantes vivenciam a rotina cultural dos países de destino, experiência que, em muitos casos, representa a primeira viagem internacional ou a primeira estadia fora do ambiente familiar.
As vagas do Intercâmbio Cultural priorizam estudantes com melhor desempenho acadêmico em cada Etec ou Fatec. O programa também seleciona monitores, por meio de processo específico, entre professores e servidores do CPS, responsáveis pelo acompanhamento dos grupos durante as viagens. Eles recebem os mesmos benefícios concedidos aos estudantes participantes.
Edição 2025
Na edição 2025, foram disponibilizadas 477 bolsas, com destinos no Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Escócia e Espanha. Os embarques dos grupos estão previstos para 2026.
As bolsas incluem passagens aéreas de ida e volta, hospedagem em casa de família, alimentação (café da manhã e jantar), traslado no país de destino, chip de internet, seguro-viagem e seguro de saúde internacional, taxas de visto de estudante e Sevis para entrada nos Estados Unidos, ajuda de custo e kit de identificação. Cabe aos participantes providenciar documentos pessoais, como passaporte, e arcar com custos de deslocamento para obtenção de vistos, quando necessário.
Histórico
O Intercâmbio Cultural do CPS foi realizado pela primeira vez entre 2011 e 2015, período em que mais de 2,5 mil estudantes e 400 professores participaram de atividades em países como Inglaterra, Estados Unidos, Nova Zelândia, Espanha, Argentina e Chile.