Intercâmbio 2012 começa com embarque de 125 alunos

Os primeiros 125 alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais selecionados para a edição 2012 do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza embarcam neste sábado, 31, para os Estados Unidos. […]

30 de março de 2012 10:00 am Etec, Fatec

Os primeiros 125 alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais selecionados para a edição 2012 do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza embarcam neste sábado, 31, para os Estados Unidos. Durante um mês, eles farão o curso de General English, para aprendizagem e aperfeiçoamento do idioma. Os alunos serão divididos em turmas de 25 em cinco cidades diferentes: Berkeley, Boston, Chicago, Fort Lauderdale e San Francisco.

Ao todo, o programa vai oferecer 600 bolsas de estudo de inglês – 550 nos EUA e 50 na Inglaterra. Serão 500 alunos, 50 professores de inglês e 50 das áreas técnica e tecnológica. Outros 125 estudantes embarcam em maio. Em julho, 50 professores de inglês viajam para Londres, onde estudarão prática de ensino em língua inglesa na International House of English. O curso para os 50 docentes das áreas técnica e tecnológica, que também embarcam em julho para os EUA, será definido após avaliação do nível de inglês dos contemplados.

Entre estudantes e professores de inglês, mais de 5,5 mil inscritos participaram do processo seletivo – a seleção dos professores das áreas técnica e tecnológica está em andamento. Os demais 250 alunos, que ainda serão selecionados, embarcam no 2º semestre.

Foram selecionados os alunos recém-formados com as melhores notas durante o curso e os professores de inglês com maiores notas em exame de proficiência (TOEIC), priorizando aqueles que não participaram do programa em 2011. Já os professores das áreas técnica e tecnológica devem apresentar um resumo de projeto interdisciplinar de docência no qual explicarão como pretendem utilizar em sala de aula o aprendizado adquirido no intercâmbio.

Os bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e Inglaterra e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que correm por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional, vencedora da licitação, será responsável pela viagem e estadia dos estudantes e docentes. O investimento total do Governo do Estado será de R$ 6,3 milhões.

O Programa de Intercâmbio do Centro Paula Souza é oferecido pelo segundo ano consecutivo. Em 2011, 500 alunos e 100 professores de inglês foram para os EUA. Veja relatos e fotos dos intercambistas em http://centropaulasouza.tumblr.com.

Compartilhe


Veja também