Inscrições para Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica vão até 20 de agosto

Terminam no próximo dia 20 as inscrições para o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a seus bolsistas de iniciação científica, numa parceria com a Sociedade […]

14 de agosto de 2012 10:00 am Fatec

Terminam no próximo dia 20 as inscrições para o Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, oferecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a seus bolsistas de iniciação científica, numa parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Atualmente, 92 alunos do Centro Paula Souza são beneficiados por bolsas de iniciação científica do CNPq. São 40 do Ensino Técnico, dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), 40 no Ensino Médio, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), e 12 de Faculdades de Tecnologia (Fatecs), pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT).

Os benefícios foram concedidos por meio de uma parceria do CNPq com a Agência Inova Paula Souza, criada no ano passado para promover a inovação e fazer a ponte entre a instituição e o setor produtivo, levando projetos desenvolvidos por estudantes e professores ao mercado.

Premiação

Serão agraciados seis bolsistas por área do conhecimento e por categoria (iniciação científica e iniciação tecnológica). Cada um vai receber um prêmio em dinheiro no valor de  R$ 7 mil cada, bolsa de mestrado e passagem aérea e hospedagem para participar da Reunião Anual da SBPC em 2013. Os orientadores dos seis vencedores recebem um diploma.

Neste ano, foi criada uma nova categoria: Bolsista de Iniciação Tecnológica, para contemplar estudantes do PIBITI, no qual se inserem os alunos das Fatecs, e de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI).

O prêmio será entregue na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação entre os dias 15 e 21 de outubro.  O regulamento está disponível na internet.

A bolsa de iniciação científica é uma modalidade concedida pelo CNPq para despertar jovens talentos para a ciência. O prêmio considera a relevância e qualidade do relatório final de pesquisa dos bolsistas e as instituições participantes que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do programa de iniciação.

Compartilhe


Veja também