As inscrições para o segundo Vestibulinho das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais para o 1º semestre de 2009 estarão abertas no período de 5 a 19 de dezembro. O exame será no dia 18 de janeiro […]
As inscrições para o segundo Vestibulinho das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais para o 1º semestre de 2009 estarão abertas no período de 5 a 19 de dezembro. O exame será no dia 18 de janeiro de 2009.
Além das 56.075 vagas já divulgadas no primeiro Vestibulinho, serão oferecidas outras 1.720, sendo 560 para o Ensino Médio e 1.160 para o Ensino Técnico para oito municípios do Estado – Cajamar, Capivari, Monte Mor, Nova Odessa, Peruíbe, Piedade, Porto Ferreira e Registro, além da Capital (Cidade Tiradentes). Essas novas unidades não participaram do primeiro processo seletivo, cuja prova foi no dia 16/11, e por isso terão um calendário especial. Todas integram o plano de expansão para o ensino profissional, uma das prioridades do governo estadual.
Já a Etec José Rocha Mendes, no bairro de Vila Prudente, em São Paulo, volta a participar do processo seletivo, desta vez oferecendo o curso técnico de Modelagem do Vestuário no período da tarde.
Inscrições
Para concorrer a uma das vagas do Vestibulinho para o Ensino Médio, o candidato dever ter concluído o Ensino Fundamental. Os que pretendem fazer o Ensino Técnico, precisam estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já ter concluído esse ciclo.
A inscrição será apenas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, no período de 5 a 19 de dezembro. No último dia, o prazo termina às 14 horas. Nas nove cidades haverá Postos de Apoio para Inscrição com computador e internet disponíveis a quem não tem acesso à rede. É necessário preencher a Ficha de Inscrição, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 20 (em dinheiro) em qualquer agência bancária. Após cinco dias úteis do pagamento, o candidato receberá, em seu e-mail, a confirmação da efetivação de sua inscrição.
O Manual do Candidato, que traz todas as datas, normas e orientações para o processo seletivo, estará disponível somente no site.
Novas nomenclaturas
Diversos cursos técnicos tiveram a nomenclatura atualizada para se adequar ao Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC). A relação com os nomes atuais dos cursos está neste site.
Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública. Caso o aluno esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Para ter direito ao bônus, os candidatos afrodescentendes e/ou oriundos da rede pública devem fazer a autodeclaração no ato da inscrição.
O candidato também deve informar, no momento da inscrição, se cursou integralmente o Ensino Fundamental, de 5ª a 8ª série, em instituição pública municipal, estadual ou federal. A comprovação deve ser feita no ato da matrícula, por meio do histórico escolar do Ensino Fundamental ou a declaração escolar, discriminada série a série.
Postos de Apoio para Inscrição
Cajamar – na Etec Gino Rezaghi: Av. Arujá, 175, Jd Maria Luiza
Capivari – Escola Municipal Augusto Castanho: Rua General Osório, 551, Centro
Monte Mor – Rua Siqueira Campos, 65, Centro.
Nova Odessa – Paço da Prefeitura Municipal, na Biblioteca: Av. João Pessoa, 777, Centro e na EMEF Dante Gazzeta: Rua Aristeu Valente, 133, Centro
Peruíbe – Centro de Convenções: Av. São João, 635, Centro.
Piedade – Rua Bento Xavier, 50, Bairro Paula e Mendes
Porto Ferreira – na EMEF José Gonso: Av. Professor Henrique Júnior, 849, Vila Nova
Registro – Deptº de Desenvolvimento Econômico e Emprego: Rua Capitão João Pocci, 241, Centro.
São Paulo (Cidade Tiradentes) – Subprefeitura da Cidade Tiradentes, na Praça de Atendimento: Estrada do Iguatemi, 2.751 (exceto sábados e domingos)
São Paulo (Etec José Rocha Mendes) – Rua Américo Vespucci, 1.241 – Vila Prudente