Estudantes de Etecs já podem se inscrever para a 17ª Obmep

A olimpíada é dividia em duas etapas, sendo a primeira no dia 7 de junho e a segunda em 8 de outubro.

18 de fevereiro de 2022 11:46 am Etec

A competição é destinada a estudantes dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio I Foto: Freepik/ gpointstudio

Alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza e de escolas estaduais, federais, municipais e privadas de todo o País têm até o dia 17 de março para se inscrever na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O cadastro dos interessados deve ser feito pela unidade escolar, pelo site.

Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a competição é destinada a estudantes dos Ensinos Fundamental (6º ao 9º ano) e Médio. O regulamento está disponível na internet, com todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para que os representantes das escolas possam efetuar as inscrições dos estudantes. 

A olimpíada é dividia em duas etapas, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de seis questões. A primeira fase da Obmep será realizada no dia 7 de junho e será classificatória para a prova da segunda fase, no dia 8 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).  

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita no dia 2 de agosto e os premiados em 20 de dezembro. Como incentivo e promoção ao desenvolvimento acadêmico, os estudantes que conquistarem medalha de ouro, prata ou bronze, serão convidados para participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC).

A edição de 2021 contou com 17,7 milhões de participantes e os alunos das Etecs conquistaram 57 medalhas, sendo 3 de ouro, 17 de prata e 37 de bronze, além de mais de 730 menções honrosas.  Entre os professores premiados está Vânia Rosa Figueiredo Izidoro, da Etec Ferrucio Humberto Gazzetta, de Nova Odessa, localizada na Região de Campinas. Conheça os vencedores

Compartilhe


Veja também