Inscrição para o curso Agentes do Brincar termina nesta quinta

Com duração de 180 horas e aulas aos sábados, o curso capacita interessados em brincadeiras com crianças e adolescentes; maior procura é de profissionais que já atuam na Educação Infantil

28 de janeiro de 2020 12:58 pm Etec, Qualificação Profissional

Crianças praticam atividade lúdica proposta por equipes da IPA Brasil, parceira do CPS na oferta da formação| Foto: Belisa Pereira

Os interessados em disputar uma das 60 vagas para a Qualificação Profissional Agentes do Brincar têm até as 15 horas da próxima quinta-feira (30) para se inscrever pela internet. O curso é oferecido pelo Centro Paula Souza (CPS), em parceria com a Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA), na Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude, localizada na zona norte da Capital.

Para participar do processo seletivo, o candidato precisa de ter concluído o Ensino Médio ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os locais de exame serão informados no dia 5 de fevereiro e a prova, aplicada no dia 8 do mesmo mês. A duração do curso é de 180 horas, divididas entre atividades teóricas e práticas. As aulas serão sempre aos sábados, no período entre 29 de fevereiro e término previsto em 4 de julho

O conteúdo do curso inclui aulas de música, canto, jogos lúdicos, contação de histórias e jogos digitais. A modalidade oferecida pelo CPS desde 2015 já formou 283 agentes. Desde o ano passado, a oferta de vagas dobrou e o curso passou a ser disponibilizado para quatro turmas, sendo duas por semestre.

Para a coordenadora de projetos da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS Judith Terreiro, a qualificação é muito valorizada porque as faculdades não oferecem esse tipo de especialização. “No Brasil, o curso de Agentes do Brincar é bastante procurado por professores da Educação Infantil que não receberam uma formação específica na área”, afirma. “Atrai também o interesse de pessoas que estão no mercado de trabalho informal e, com essa capacitação, podem conquistar uma nova profissão.”

Além da Educação Infantil, o agente do brincar atua em hotéis, parques, centros comerciais, hospitais, clubes, colônias de férias e centros de reabilitação.

A coordenadora da IPA Brasil, Belisa Pereira, esclarece que o objetivo do curso é capacitar profissionais para promover brincadeiras e estimular a integração e socialização das crianças e jovens. “Sensibilizamos, informamos e mobilizamos jovens, adultos e idosos para a importância do brincar visando ao desenvolvimento pleno do ser humano.”

Serviço
Curso de Qualificação Profissional Agentes do Brincar
Inscrições: Até as 15 horas do dia 30 de janeiro, pela internet.

Compartilhe


Veja também