Inaugurada Etec de Francisco Morato

O governador José Serra entregou oficialmente nesta quarta-feira, 17, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Francisco Morato. Geraldo Alckmin, secretario de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, e Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula […]

17 de março de 2010 5:00 pm Etec

O governador José Serra entregou oficialmente nesta quarta-feira, 17, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Francisco Morato. Geraldo Alckmin, secretario de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, e Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza, também participaram do evento.

A nova Etec, que iniciou suas atividades em fevereiro de 2010, oferece 320 vagas no Ensino Médio (80 vagas de manhã) e em quatro cursos técnicos: Administração (80 vagas, divididas entre tarde e noite), Contabilidade (40 vagas à noite), Informática (80 vagas, divididas entre tarde e noite) e Secretariado (40 vagas à noite).

“É uma escola que vai marcar época aqui porque vai formar gerações e gerações de jovens. Isso corresponde a uma expansão imensa que estamos fazendo na região oeste de São Paulo”, disse o governador José Serra. O investimento total nas obras da unidade foi R$ 4,5 milhões – R$ 3,5 milhões do governo estadual e cerca de R$ 1 milhão do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), repassados pela prefeitura do município, que também cedeu o terreno onde a unidade foi construída.

Inicialmente, o Estado investiu R$ 420 mil em mobiliários e equipamentos.

Nove das 18 Etecs da Região Metropolitana de São Paulo (excluindo a capital) integram o Plano de Expansão do Ensino Profissional, uma das prioridades do governo estadual na área da Educação: Cajamar, Cotia, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato, Poá, Santa Isabel, Santana de Parnaíba e Suzano.

Com o objetivo de atender à demanda de cursos técnicos na região neste semestre, o Estado promoveu convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, oferecendo 1.135 vagas, divididas entre sete municípios – Carapicuíba, Guarulhos, Jandira, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

“Estamos aumentando as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e possibilitando a ascensão social de milhares de jovens em uma região que, além de muito populosa, é fundamental para o desenvolvimento do Estado”, declarou Laura Laganá.