Governo oferece Novotec Integrado nas escolas estaduais

Prazo para pais de estudantes do nono ano da rede pública manifestarem interesse para as turmas que começam em 2020 vai até o dia 23 de setembro; são oferecidas 5 mil vagas em todo Estado de São Paulo

18 de setembro de 2019 4:46 pm Institucional

Ao final de três anos, alunos recebem o certificado de conclusão do Ensino Médio com a habilitação técnica | StockSnap/Pixabay

O Governo do Estado de São Paulo oferece 5 mil vagas do Programa Novotec Integrado de 2020 para alunos do Ensino Médio da rede estadual. Os pais dos estudantes – nono ano do Ensino Fundamental que hoje estão matriculados na rede pública têm até a próxima segunda-feira (23) para manifestar interesse para o próximo ano letivo.

O Novotec Integrado oferece oportunidade aos alunos de cursarem os três anos do Ensino Médio ao mesmo tempo em que cursam um ensino técnico profissionalizante de qualidade. Ao final desse período, eles recebem o certificado de conclusão do Ensino Médio com a habilitação técnica.

No Novotec, os cursos são oferecidos de acordo com a demanda dos jovens por profissionalização mais rápida e do mercado de trabalho por mão de obra qualificada para as necessidades atuais.

São sete as opções de cursos para o Novotec Integrado: Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet (Programação Web), Administração, Recursos Humanos, Marketing, Contabilidade e Logística. As turmas de Novotec Integrado não substituem turmas do primeiro ano regular. Elas serão adicionadas ao que já é oferecido nas escolas, aproveitando os espaços existentes.

A iniciativa é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza – instituição referência em excelência educacional no Brasil – e a Secretaria Estadual da Educação.

Prazos

A manifestação de interesse dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental na rede estadual e municipal para o ano letivo de 2020 deve ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP (pode ser baixado na Play Store, pelo sistema Android ou Apple Store, no IOS) ou pelo site Secretaria Escolar Digital (sed.educacao.sp.gov.br) escolhendo a opção Ensino Técnico Profissionalizante, até o dia 23 de setembro.

Para os estudantes de fora da rede pública, a manifestação de interesse e inscrição devem ser feitas diretamente na escola estadual onde pretendem estudar, entre os dias 1º e 31 de outubro.

A confirmação da matrícula será no mês de novembro. Os alunos que moram mais próximo das escolas serão priorizados e não haverá vestibulinho como forma de seleção.

O processo de definição das escolas estaduais que terão o Novotec Integrado no ano que vem está em andamento e é por adesão voluntária, após consulta à equipe e comunidade escolar. Os principais critérios a serem levados em conta para definir escola, turma e curso são: demanda dos estudantes, análise econômica e do setor produtivo local, oferta pela infraestrutura existente.