Governo lança Programa Rede Ensino Médio Técnico

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta segunda-feira, 11, o programa Rede Ensino Médio Técnico, uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Centro Paula Souza e Instituto Federal de […]

11 de julho de 2011 10:49 am Institucional

Somente para este ano, a iniciativa contará com investimento da ordem de R$ 60 milhões da Secretaria. /Foto – José Luis da Conceição.

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta segunda-feira, 11, o programa Rede Ensino Médio Técnico, uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Centro Paula Souza e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) para implantação de turmas de Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio em escolas da Rede Estadual de Educação.

“Temos o grande desafio de tornar o Ensino Médio mais atrativo. Um dos caminhos é proporcionar a formação técnica. Vamos diminuir a evasão escolar e deixar o aluno preparado tanto para o mercado de trabalho quanto para entrar na universidade”, declarou Alckmin.

O evento contou com as presenças dos secretários estaduais Herman Voorwald, da Educação, e Paulo Alexandre Barbosa, do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Também estiveram presentes a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e o reitor do IFSP, Arnaldo Borges.

Além de outras instituições de Ensino Técnico que serão credenciadas mediante chamada pública a ser iniciada nos próximos dias, o programa será executado pela Secretaria da Educação em parceria com duas instituições de grande prestígio nacional na formação profissional, que são o Instituto Federal e o Centro Paula Souza. Somente para este ano, a iniciativa contará com investimento da ordem de R$ 60 milhões da Secretaria.

Duas modalidades

A educação técnica profissional será oferecida em duas modalidades, uma, de forma concomitante, e outra, integrada ao Ensino Médio. Na modalidade concomitante, que terá início a partir de outubro deste ano, o aluno cursará o Ensino Médio na rede estadual e o técnico à parte, em uma das instituições de educação profissional que serão credenciadas pela Secretaria da Educação mediante chamada pública. Esse modelo será implantado nos 155 municípios paulistas que possuem população acima de 40 mil habitantes, que juntos somam 1,3 milhão de estudantes matriculados no Ensino Médio da rede estadual.

Já neste segundo semestre, serão ofertadas 30 mil vagas. Os alunos matriculados na 2ª série do Ensino Médio das escolas estaduais deverão se inscrever em uma das instituições credenciadas, nos dias 23 de agosto a 4 de setembro. Caso o número de inscritos supere o de vagas, os estudantes serão selecionados por sorteio.

Na modalidade integrada, que terá início no próximo ano, a formação básica e o ensino técnico serão oferecidos em um único curso estruturado por uma equipe técnica formada por representantes da Secretaria, do Instituto Federal e do Centro Paula Souza. Poderão concorrer às vagas alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio das escolas estaduais selecionadas.

Em 2012, somando as duas modalidades, serão oferecidas cerca de 100 mil vagas. A meta, até 2014, é alcançar 30% das matrículas no Ensino Médio articulado à educação profissional técnica de nível médio, beneficiando aproximadamente 450 mil estudantes.

“Além de promover a inserção dos jovens no mercado de trabalho, essa integração melhora o desempenho dos alunos no ensino médio. Os estudantes  passam a dedicar mais tempo aos estudos e criam uma intimidade maior com a aquisição de conhecimento, na medida em que transportam aquilo que aprendem em sala de aula para o universo de uma profissão”, afirma Laura Laganá.