Governo do Estado visita as Fatecs de Cruzeiro e Taubaté

Nesta sexta-feira, 24 de maio, o governador Geraldo Alckmin visitou o canteiro de obras da nova sede da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Cruzeiro – Waldomiro May. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em […]

24 de maio de 2013 10:08 am Institucional

(da esq. para dir.) Ortiz Júnior, prefeito de Taubaté, Luis Carlos Quadrelli, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza, Geraldo de Oliveira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, vereador Neneco, e Maria Aparecida de Campos Diniz, diretora municipal de educação. / Foto – Divulgação.

Nesta sexta-feira, 24 de maio, o governador Geraldo Alckmin visitou o canteiro de obras da nova sede da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Cruzeiro – Waldomiro May. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, estiveram no evento.

No mesmo dia, acompanhado da diretora superintendente do Paula Souza, secretário Quadrelli inaugurou a Fatec de Taubaté.

Fatec Cruzeiro

O Estado investe mais de R$ 11,6 milhões na construção das instalações da Fatec, que estarão distribuídas em dois blocos. Constam dos ambientes previstos, 14 salas de aula, 7 laboratórios, biblioteca, auditório com capacidade para 314 pessoas, salas administrativas e sanitários, incluindo os com acessibilidade.

Implantada em 2005, atualmente os 436 alunos matriculados da Fatec Cruzeiro estão distribuídos nos cursos de graduação tecnológica de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Bancos de Dados ou Redes de Computadores e Gestão Empresarial.

A cidade de Cruzeiro conta também com a Etec Professor José Sant’Ana de Castro, que oferece Ensino Médio e 9 cursos técnicos: Administração, Edificações, Enfermagem, Informática, Informática integrado ao Ensino MédioMarketing, Mecânica, Meio Ambiente, e Nutrição e Dietética.

Com a proposta de atender à demanda do Ensino Técnico no município, o governo estadual promoveu convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação para oferecer o curso de Logística na EE Oswaldo Cruz. A novidade no Vestibulinho para o 2º semestre de 2013 será a oferta  do curso técnico de Serviços Jurídicos na escola estadual.

Fatec Taubaté

A Fatec Taubaté iniciou suas atividades no segundo semestre de 2011. Na parceria para a implantação da unidade, coube à Prefeitura a construção do prédio que abriga 15 salas de aulas, 5 laboratórios (2 de informática, 2 de eletrônica e 1 de pneumática), auditório e biblioteca entre outros ambientes. O investimento do Estado em mobiliário e equipamentos superou R$ 1 milhão. Mais R$ 1,2 milhão estão previstos para equipar os laboratórios de Eletrônica, Metrologia e Pneumática.

Atualmente, a Fatec tem 258 alunos matriculados no curso de graduação tecnológica em Eletrônica Automotiva. Para o processo seletivo de meio de ano são oferecidas 80 vagas, divididas entre os períodos da tarde e da noite para este curso. As inscrições do Vestibular seguem até o dia 11 de junho, somente pelo site.

Taubaté conta ainda com a Escola Técnica Estadual (Etec) Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin. Implantada em 2005, a unidade oferece Ensino Médio e sete cursos técnicos – Administração, Contabilidade, Informática, Informática para Internet integrado ao Ensino Médio, Logística, Marketing e Segurança do Trabalho.