Governo anuncia novidades em Fatecs e Etec no Estado

Além da implantação das Fatecs em Atibaia e Porto Ferreira, governador Rodrigo Garcia autoriza investimento previsto de R$ 25 milhões na construção da nova sede da unidade de Matão; em Boituva, haverá uma nova Etec

29 de junho de 2022 3:42 pm Etec, Fatec, Institucional

O governador Rodrigo Garcia durante evento no Memorial da América Latina l Foto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira (29), em evento realizado no Memorial da América Latina, na Barra Funda, na Capital, o governador Rodrigo Garcia anunciou a implantação das futuras Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) de Atibaia e de Porto Ferreira, da Escola Técnica Estadual (Etec) de Boituva, além de divulgar a construção da nova sede da Fatec Matão. Participaram do evento a secretária de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif, e a diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, entre outras autoridades.

Fatec Atibaia

Na parceria para a implantação da futura unidade, caberá à prefeitura construir o prédio da Fatec em terreno que será doado pelo município. Os projetos executivos serão feitos pela empresa Brazilian Business Park (BBP), por meio de parceria público-privada. O Governo do Estado ficará responsável pela compra do mobiliário e equipamentos, a infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos e sua manutenção. Já o CPS vai elaborar o projeto pedagógico dos cursos, fará o acompanhamento do processo seletivo e a contratação de professores.

Inicialmente, estão previstos dois cursos superiores de tecnologia na Fatec: Big Data no Agronegócio e Mecatrônica Industrial. O campus também vai abrigar a Etec Prof. Carmine Biagio Tundisi, implantada no primeiro semestre de 2006.

Fatec Porto Ferreira

Outra Fatec está prevista para o município de Porto Ferreira, também em parceria com a prefeitura, que ficará responsável pela reforma do imóvel da futura faculdade e pela construção da quadra, cozinha e refeitório.

Assim como em Atibaia, caberá ao Governo do Estado a compra do mobiliário e equipamentos, a infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos e sua manutenção.

Além de elaborar o projeto pedagógico dos cursos, o acompanhamento do processo seletivo e a contratação de professores, o CPS vai desenvolver o projeto arquitetônico para a adequação do imóvel. O mesmo prédio vai abrigar a nova sede da Etec Prof. Jadyr Salles, implantada em Porto Ferreira no primeiro semestre de 2009.

Fatec Matão

Localizada na Região Central do Estado, a Fatec Matão começou as atividades no primeiro semestre de 2019. Atualmente conta com 239 alunos, matriculados no curso superior de tecnologia em Análise de Processos Agroindustriais. A partir do próximo semestre passa a oferecer também a graduação tecnológica de Desenvolvimento de Software Multiplataforma. O Vestibular para o segundo semestre disponibiliza 80 vagas, divididas entre os dois cursos. As inscrições vão até o dia 7 de julho, exclusivamente pela internet.

O investimento previsto do Governo do Estado na construção da nova sede da Fatec Matão é de R$ 25 milhões. Empresários da região devem fazer o projeto executivo. A licitação para as obras está prevista para 2023.

Etec de Boituva

Está prevista também a implantação de uma Escola Técnica em Boituva, município localizado na Região de Sorocaba, em parceria com a prefeitura, que vai ficar responsável pela reforma do prédio para abrigar a unidade. São três os cursos técnicos previstos inicialmente na escola: Administração, Logística e Segurança do Trabalho.

Boituva já conta com a oferta de Ensino Técnico por meio de uma classe descentralizada em parceria com a prefeitura. Atualmente, os 85 alunos estão matriculados nos cursos técnicos de Logística, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.