Governador visita obras da futura Fatec de Rio Claro

Futura Faculdade de Tecnologia vai oferecer cursos de graduação voltados a tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, dentro do eixo tecnológico de Informação e Comunicação

28 de maio de 2022 10:56 am Fatec, Institucional

Rodrigo Garcia e Emilena Lorenzon Bianco no evento de sábado de manhã l Foto: Secom

Neste sábado (28), o governador Rodrigo Garcia visitou o canteiro de obras da futura Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Rio Claro. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Zeina Latif, e a vice-diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Emilena Lorenzon Bianco, também estiveram presentes.

No total serão investidos R$ 11,9 milhões pelo Governo do Estado na construção, reforma e adequação do espaço. A unidade será construída em parte do prédio que foi ocupado pelo Colégio Vocacional e mais recentemente pela Escola Chanceler Raul Fernandes, na Rua 2, nº 2.877 – Vila Operária.

As instalações físicas seguirão o modelo de campus inteligente, com disposição de mobiliário, conectividade e tecnologia reproduzindo o ambiente de empresas que serão parcerias na confecção dos cursos. A seleção dos parceiros da iniciativa privada para atuação conjunta com a Fatec será realizada por meio de chamamento público. A ideia é que a proximidade do mundo do trabalho aumente os índices de empregabilidade dos tecnólogos formados na Fatec.

O modelo pedagógico também será inovador, focado no aprendizado e trabalho em equipe, com projetos integradores e resolução de problemas reais do mundo corporativo. A futura Faculdade de Tecnologia deve oferecer cursos de graduação voltados a tecnologias habilitadoras da indústria 4.0, dentro do eixo tecnológico de Informação e Comunicação, com certificações intermediárias que facilitem a entrada dos estudantes no mercado de trabalho mesmo antes de concluir o curso.

Além da nova Fatec, Rio Claro também conta com a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Armando Bayeux da Silva. Atualmente, a unidade tem 925 alunos matriculados nos cursos técnicos e integrados ao Ensino Médio. No Vestibulinho para o segundo semestre de 2022, a escola oferece 120 vagas para os cursos de Administração, Eletromecânica e Mecânica.

Inscrições abertas

Os interessados em estudar a partir do segundo semestre de 2022 em uma Etec ou Fatec já podem fazer as inscrições. O Vestibulinho das Etecs está com inscrição aberta pelo site vestibulinhoetec.com.br até 6 de junho. O valor da taxa é de R$ 39. Quem deseja concorrer a uma vaga nas Fatecs deve se inscrever pelo endereço vestibularfatec.com.br até 28 de junho. A taxa é de R$ 91.

No processo seletivo para segundo semestre, as provas presenciais voltarão a fazer parte do calendário para o ingresso nas unidades do CPS. Nos quatro últimos processos seletivos, os exames foram substituídos pela análise de histórico escolar, em respeito às medidas de distanciamento social recomendadas pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, a fim de controlar a disseminação da Covid-19.